O Instagram na vida de um fotógrafo empreendedor

É inegável que as redes sociais fazem parte no nosso cotidiano atual, o modo como somos impactados e influenciados fazem parte das nossas escolhas. As diferentes plataformas emergiram como uma poderosa ferramenta de compartilhamento de conteúdos visual, permitindo que empreendedores alcancem audiências globais e compartilhem seus produtos e serviços de forma rápida e abrangente.

Neste playground visual, a fotografia desfruta de uma exposição sem precedentes. Impulsionada pela acessibilidade de câmeras e dispositivos móveis, nós, fotógrafos e empreendedores encontramos nas redes um meio de exibir nossos trabalhos, nossa criatividade, nossa arte e construir uma presença online significativa. No entanto, enfrentar a concorrência e o constante fluxo de conteúdo requer estratégias eficazes de construção de narrativas para o envolvimento do público e autenticidade.


Este texto explora as melhores práticas e dicas para aproveitar ao máximo o poder principalmente, do Instagram para expandir o seu alcance, encontrando novas oportunidades profissionais e compartilhando sua paixão pela fotografia com uma comunidade bombardeada por descobertas visuais.

Em qual rede sociais o fotógrafo deve estar.

O nosso comportamento dentro das redes sociais como pessoa é diferente de como nos relacionamentos com os nossos clientes. O que gostamos de ver como pessoa não é necessariamente o interesse do nosso negócio. 
Como fotógrafos é fundamental direcionar os nossos esforços para as plataformas mais adequadas ao estilo, objetivos e público-alvo do nosso negócio. Afinal, temos uma infinidade de possibilidades de endereços virtuais para nos estabelecermos. Embora muitas vezes queremos estar em todos os lugares, escolher a rede social mais alinhada ao nosso perfil e ao nosso público alvo faz parte do processo de onde devemos estar. Resumidamente temos:

1 – Instagram

A principal rede social.
Com foco em conteúdo visual, o Instagram permite que você exiba suas melhores fotos, conte histórias visuais e conecte-se com o público e potenciais clientes.

2 – Pinterest

Inspirações e tráfego para o site.
Se tem uma coisa que o Pinterest é fantástico é na capacidade de criar painéis inspiradores. Decorações, maquiagem, receitas, marcenaria. Conhecendo seu público, você é capaz de criar e direcionar para o seu site e/ou canal de vendas.

3-Outros

Poderia ainda citar o universo do Linkedin onde você poderia explorar o universo do negócio em si, 500px para compartilhamento e venda da fotografia como arte e Youtube como um caminho para compartilhar impressões, making of, ou algumas dicas, mas prefiro mencionar essas 2 principais redes de imagens para você, fotógrafo e empreendedor.

De qualquer forma, atualmente é fundamental que você se dedique a pelo menos 1 rede social. Então, vamos explorar um pouco mais o Instagram, que é a rede mais popular. 

Os primeiros passos para os fotógrafos no Instagram

Ter um perfil profissional na rede te proporciona olhar e avaliar os resultados de suas postagens e interações. O que é excelente, afinal, você mesmo é capaz de acompanhar o andamento e desenvolvimento das suas ações e o algoritmo trabalhe para trazer assuntos relevantes ao seu interesse e de todos os usuários. Exemplificando: na minha rede pessoal eu costumo ver assuntos sobre café, tênis, provas de corridas e na minha rede profissional vejo sobre vestidos de noiva, decoração de casamento, trends de madrinhas. Este é o trabalho do algoritmo; trazer assuntos do meu interesse em forma de posts e reels e assim criando a minha “bolha social” de interações.

A seguir, alguns pontos importantes que você deve ter atenção ao criar seu perfil profissional no Instagram. Aliás, você pode fazer alterações sempre que considerar necessário. Assim, o portal de entrada ao seu perfil é a bio; composta por foto ou logo, categoria, nome, descritivo, link, botões de ação e destaques. São nestes pontos que você deve ter atenção para que um visitante se torne seguidor e quem sabe, um futuro cliente. 

Configurando o Instagram

  1. Foto ou logo de perfil: Se você é uma marca, use a sua logo. Se você é uma marca pessoal, use a sua foto. E como bom fotógrafo que é, capriche na sua foto. Lembre-se imagem é comunicação, o que você deseja falar com a sua imagem? Seriedade, alegria, leveza, nostalgia. Enfim, você é o fotógrafo. 
  2. Nome: Além do seu nome, utilize um termo que esteja relacionado ao seu trabalho.
  3. Categoria: É uma lista de opções que o Instagram disponibiliza para ajudar o trabalho do algoritmo. Você tem a opção de deixar oculto no seu perfil.
  4. Descritivo: Seja objetivo e mantenha informações relevantes ao seu negócio. Pensamentos como: Quem é o meu cliente? Qual o problema dos meus clientes que eu resolvo? Podem te ajudar a redigir esse pequeno texto. Você pode usar emojis também.
  5. Links: Aqui tem um ponto importante para ressaltar; você pode e deve direcionar para o seu site ou um caminho dentro  do seu próprio site com vários links, por exemplo seu blog, suas outras redes sociais, seu canal de comunicação.
  6. Botão de ação: Deixe seus contatos disponíveis, seja mensagem direta, whatsapp, e-mail, agendar, reservar, iniciar o pedido. Veja o que melhor combina com você.
  7. Destaques: Otimize esse recurso para deixar sua bio ainda mais completa considerando que o espaço para o descritivo é tão pequeno, você pode ter destaques que completam informações sobre quem é você e o seu negócio, por exemplo, use um quem somos e conte mais sobre você, crie o destaque de serviços e explique como é o seu trabalho. Use a sua criatividade.  

A rotina do fotógrafo no Instagram

Curadoria inicial

Eu sei que essa é a principal dificuldade da maioria dos fotógrafos e empreendedores sempre começa na pergunta: O que eu vou postar?

Primeiramente comece fazendo uma curadoria de suas fotos. Em cada trabalho, veja se consegue separar imagens que possam formar um carrossel de conteúdo ou sequências interessantes ou 10 fotos entre as que você mais gosta e as que considera relevante para sua audiência. Você pode começar pelo trabalho que mais gostou de fazer, do cliente que você sente tem o perfil do público que você quer atrair. Veja as fotos sem pensar como fotógrafo, chame alguém que não seja fotógrafo para te ajudar, essa tarefa pode te ajudar a ver suas fotos pelos olhos dos clientes. Você pode criar pastas de posts únicos, carrossel para conteúdo, carrossel para sequência.

Para carrossel de conteúdo, foque no que interessa para o seu cliente. Por exemplo, docinhos personalizados, faça a sequência de docinhos, acessório de noiva, sequência de acessórios, paisagens de por do sol, os pores de sol de determinada cidade ou praia. 

Para carrossel de sequência são imagens que juntas tem grande significado, por exemplo, aquele disparado de cliques no beijo dos noivos, ou na hora de sobrar as velinhas, ou o chef terminando a apresentação de um prato, a sequência do nascer do sol.

Para post único, relembre uma história que você viveu, escolha uma foto que represente isso e conte essa história. 

Obviamente essa aqui é uma sugestão que você pode adaptar a sua disponibilidade, objetivos e estilo. Entretanto, essa sugestão pode te ajudar a se manter consistente e engajado no Instagram. 

Organização da rotina

Juntamente com todo material para postagens preparados, seguimos para as próximas etapas:

  • Planejamento: Seja mensal ou semanal: faça semanal nas primeiras 4 semanas. Isso inclui separar os arquivos que você escolheu, preparar legendas, escolher as hashtags e decidir quais recursos você vai utilizar.
  • Postagens: Defina uma frequência que você é capaz de manter de forma consistente. Essa é a principal estratégia.
  • Conteúdo: Priorize qualidade e não quantidade. Em suma, temos uma infinidade de possibilidades para postagens e você já organizou o material previamente. Lembre-se, configurações da câmera não interessa para os seus clientes.
  • Engajamento: defina o tempo que você vai se dedicar a responder, curtir e comentar seus seguidores e parceiros. Essa é uma ação fundamental para estabelecer uma relação de comunidade do seu trabalho e fortalecimento das relações com seu publico. Isso incluí interações com profissionais, marcas ou influenciadores que sejam relevantes para o seu nicho. Essas conexões ampliam sua rede de alcance.
  • Stories: Este é o caminho de transmitir um conteúdo informal, seus bastidores, preparativos, making of. É mostrar a sua personalidade, humanizar a sua marca. Use os recursos que o Instagram te oferece para conhecer seu público na rede.
  • Analise as métricas: Aqui começa o novo ciclo, utilize os próprios insights do Instagram para avaliar o desempenho das suas publicações e fazer os ajustes que julgar necessário. E continue.

Definitivamente é impossível viver longe das redes sociais. O Instagram nos oferece a oportunidade de criarmos relacionamentos, conectar, compartilhar. É um trabalho árduo de construção, porém, você pode fazer tudo diretamente do seu celular. O maior desafio é ser constante, manter as postagens na rotina. Além disso, o Instagram proporciona a expansão do seu negócio, encontrar inspirações, receber contatos, estabelecer parcerias. Lembre-se que você também tem conteúdo que é inspiração para outras pessoas. Boas postagens!


Glossário:

Trend: Quando uma maneira de postar torna-se tendência por um período e vimos em todas as postagens, seja uma música, uma dancinha, uma frase ou um estilo de postagem.

Bolha social: Quando um grupo de pessoas se unem por interesses semelhantes.

Reels: É uma ferramenta do Instagram que permite criar e editar vídeos curtos com músicas, filtros, dublagens ou desafios.

Thatiane Scomparotti
Thatiane Scomparotti

Fotógrafa, Social Media, produtora de conteúdo, maratonista, esposa e mãe...ufa!!! Hora de uma pausa para o cafezinho!

error: Atenção!