Fundos desfocados

Fazer retratos com fundos desfocados é um desejo comum entre a maioria dos estudantes de fotografia. No entanto, é importante lembrar que não é necessário um desfoque exagerado para criar uma separação entre o retratado e o fundo. Além disso, não é preciso investir em um equipamento/lente cara para criar um desfoque bonito, nem desfocar o fundo para criar um retrato impactante.

Ultimamente, há uma tendência exagerada em relação ao desfoque, e muitos fotógrafos perdem de vista a beleza em outros tipos de retratos. É importante lembrar que, se o desfoque chama mais a atenção do que o assunto fotografado, pode ser um sinal de que o tema é inócuo. Como disse Ansel Adams, “Não há nada pior que uma imagem nítida de um conceito confuso”. É preciso refletir sobre isso.

Dito isso, é interessante utilizar o fundo desfocado para destacar a pessoa em relação ao ambiente. Isso significa ter pouca profundidade de campo, e existem cinco fatores que colaboram para a criação de pequenas profundidades de campo. Esses fatores estão relacionados ao sistema óptico que utilizamos e são importantes para criar um desfoque bonito e impactante.

O primeiro e mais importante fator é a abertura da lente. Quanto maior a abertura, menor será a profundidade de campo. É importante lembrar, no entanto, que as aberturas extremas de qualquer lente podem levar a uma perda de nitidez. A maior abertura de uma lente também não é necessariamente a mais nítida.

A segunda coisa que mais colabora para o desfoque do fundo é a distância focal da lente. Quanto maior a distância focal, mais desfocado será o fundo e menor será a profundidade de campo. Para retratos, é indicado utilizar uma distância focal entre 50mm e 130mm. A lente clássica para retratos é a 85mm.

A terceira coisa a ser considerada é a distância entre a câmera e o retratado. Quanto mais próxima a câmera estiver do assunto, menor será a profundidade de campo.

O quarto fator é a distância entre o assunto e o fundo. Quanto mais distante o fundo estiver do assunto, mais pronunciado será o desfoque.

Por fim, o quinto e último fator a ser considerado é o tamanho do sensor da câmera. Quanto maior o sensor, mais desfocado será o fundo. Câmeras full frame desfocam levemente mais que câmeras APS na mesma distância focal, e câmeras de médio formato desfocam mais que câmeras full frame na mesma distância focal.

Lembrando que é importante ter um equilíbrio na profundidade de campo para garantir que o retrato seja impactante e relevante. Utilize esses fatores a seu favor para criar retratos únicos e impactantes.

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

error: Atenção!