Formatos e proporções

A pós-produção é uma etapa fundamental no processo de produção fotográfica, e o corte é uma das técnicas utilizadas por muitos fotógrafos para aprimorar suas imagens. Apesar de haver quem defenda a ideia de que a fotografia não deva ser cortada, acredito que o corte é uma parte importante do processo. Na minha opinião, a variedade de mídias às quais uma mesma foto pode se destinar atualmente justifica o uso do corte, já que ele pode mudar a interpretação da imagem e dar mais impacto à mensagem que se deseja transmitir.

Entretanto, é preciso respeitar as proporções predefinidas para garantir uma imagem equilibrada e agradável aos olhos. Compreender os efeitos da proporção sobre os leitores de imagens é essencial para aplicar as proporções de forma mais impactante sobre a imagem.

Existem diferentes proporções consolidadas na fotografia. O 2:3 é o formato nativo da maioria dos sensores de câmeras full frame e APS-C, além de ser o formato do porta-retratos 10×15 que todos temos em nossas casas. Tanto para orientação paisagem quanto retrato, o 2:3 foi o padrão de fotografia popular e comercial por décadas.

Já o 16:9 é a proporção mais utilizada em TVs, cinema, telões, e tem um efeito natural na visão. Algumas câmeras permitem que se fotografe diretamente nesse formato, como as Fuji, linha X.

O quadrado (1:1) é a proporção popularizada pelo Instagram e fica muito bem em fotolivros de página quadrada, além de ser uma opção equilibrada, estável e versátil.

Por fim, a proporção 3:1 é comumente utilizada em outdoors, proporcionando um bom fluxo visual para a leitura horizontal.

O importante é relacionar as características de cada formato com o sentido que se deseja para a imagem. Não há regras fixas para o corte, e é possível explorar outros formatos que sejam específicos de determinadas mídias ou áreas de impressão.

O Adobe Lightroom é uma ferramenta muito prática e rápida na aplicação de cortes. A ferramenta de corte (no módulo Revelação) permite o uso desses formatos predefinidos ou criação de formatos próprios a seu desejo. É possível criar cortes livres, abrindo o “cadeadinho” e ajustando o corte de acordo com suas necessidades.

Compreender os diferentes formatos e proporções é fundamental para criar imagens impactantes e transmitir a mensagem desejada. Use essa ferramenta a seu favor e explore as possibilidades que a pós-produção pode oferecer!

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

error: Atenção!