Dizer o que as coisas são, do jeito que elas são, pode ser uma forma seca, áspera, fria de dizer. Mesmo sendo verdade. Como diria minha musa, Adélia Prado: “De vez em quando Deus me tira a poesia. Olho pedra, vejo pedra mesmo.”
A fotografia em si, poderia ser descrita como: “a técnica pela qual uma imagem real é fixada em um suporte físico ou digital por meio de um sistema óptico-eletrônico denominado câmera fotográfica”. É verdade, mas é feio demais né?!
Eu já disse em outro post: não venda fotografia! Creio profundamente nisso. A Fotografia não merece tão pouco. A Fotografia é linguagem e tem realmente impactos maiores e mais nobres sobre as pessoas do que simplesmente ser uma técnica de captura de imagens.
E mercadologicamente isso é especialmente importante. É preciso falar do valor (percepção/subjetivo) antes de falar do preço (comparação/objetivo). Mas como fazer isso?!
Um método simples!
Vou ensinar uma receitinha sobre analogias. É um macete prático mesmo, um “processinho” de linguagem.
Passo 1: pense em um verbo que a fotografia faz. Por exemplo, ela nos transporta para outro lugar, outro tempo.
Passo 2: pense em coisas, substantivos, que também fazem isso. Por exemplo, veículos, portais, máquina do tempo…
Passo 3: formule uma frase onde esse substantivo do passo 2, executa o verbo do passo 1. Por exemplo: “a fotografia é um portal que nos leva para lugares esquecidos”.
Mas tudo começa no passo 1, onde podemos encarar a fotografia como algo que causam algo, daí procuramos objetos/elementos que também façam isso.
- A Fotografia Transporta: ponte, estrada, caminho, portal
- A Fotografia Conecta: ponte, fio, túnel, elo
- A Fotografia Guarda: caixa, cofre, gaveta, baú, porta-jóias
- A Fotografia Atrai: imã, força
- A Fotografia Provoca: sal, cheiro
- A Fotografia Informa: jornal, fonte
- A Fotografia Encanta: magia, sonho, feitiço
- A Fotografia Fala: livro, texto, voz, história
- A Fotografia Alerta: sábio, aviso
- A Fotografia Reforça: suporte, impulso
- A Fotografia Ilustra: ornamento, gravura, exemplo, analogia, alusão
- A Fotografia Revela: luz, espelho, lupa
- A Fotografia Emociona: poema, música
Com essas idéias, a fotografia pode ser:
- Poema visual
- Força para a marca do seu cliente
- A magia em forma arte
- Fonte de reflexão
- A voz de uma empresa
- A ponte entre pessoas e marcas
- Histórias em forma de imagens
- A luz que revela a sua família
- O caminho entre uma idéia e o seu público
- e muito mais…
O mecanismo visa criar uma analogia sobre a fotografia. Assim, a definição de fotografia passa a ser mais sensível, tocante, emocional e na minha opinião, mais profunda e completa. Se você vai viver de fotografia, precisa buscar maneiras mais encantadoras de falar do seu trabalho e dos “super-poderes” que ele tem.