Como dizer não

Dizer não é uma habilidade importante no desenvolvimento pessoal e profissional, pois nos ajuda a estabelecer limites, priorizar nossas tarefas e focar em nossos objetivos.

Não saber como dizer não é um problema extremamente comum para nós brasileiros. Ficamos encanados, pensando sempre em não desagradar o outro. Mas todos nós, em alguma medida, já percebemos o problema (maior ainda) que é dizer sim para determinadas demandas, serviços, tarefas, “parcerias”, mesmo sabendo que deveríamos ter dito não.

Aqui estão algumas estratégias que você pode utilizar para dizer não de maneira assertiva:

  1. Seja honesto: Quando alguém lhe pedir para fazer algo que não se encaixa em seu escopo de trabalho ou que você não está interessado em fazer, seja honesto sobre suas limitações e interesses. Diga à pessoa que você aprecia a oportunidade, mas que no momento não tem disponibilidade ou interesse para fazer o que está sendo pedido.
  2. Seja educado: A maneira como você diz não pode fazer toda a diferença. É importante ser educado e respeitoso ao dizer não. Comece a resposta agradecendo a pessoa pela oportunidade e pela consideração, e depois explique sua posição de forma clara e firme.
  3. Ofereça soluções alternativas: Em vez de simplesmente dizer não, você pode oferecer soluções alternativas que atendam às necessidades da pessoa que está solicitando sua ajuda. Talvez você possa indicar outra pessoa que possa ajudar ou sugerir uma alternativa que possa ser mais adequada para a situação.
  4. Defina limites claros: Para evitar futuras solicitações indesejadas, é importante definir limites claros desde o início. Explique suas prioridades e limitações, e deixe claro quais tipos de solicitações você está disposto a aceitar.

Minha estratégia preferida: projeção!

Projetar-se na situação futura é uma estratégia muito eficaz para decidir se uma tarefa ou projeto vale a pena ser aceito no presente ou não. Quando você se projeta no futuro e visualiza as possíveis consequências de aceitar ou rejeitar uma solicitação, é mais fácil tomar uma decisão. Será que chegando a data daquele evento ou tarefa aceita, eu não estarei pensando: “Que coisa! Eu não devia ter aceito isso.“? Se na sua projeção mental você já acha que vai se arrepender, imagine quando chegar mesmo a situação real!

Visualize a situação futura que poderia surgir se você aceitasse a tarefa ou projeto em questão. Pense sobre o tempo, recursos e empenho que serão necessários para completá-la. Imagine as possíveis consequências positivas e negativas para sua vida pessoal e profissional.

Ao usar essa estratégia, leve em consideração suas prioridades e objetivos pessoais e profissionais. Certifique-se de que as decisões que você toma estão alinhadas com o que é mais importante para você. Não deixe que outras pessoas entrem nos seus planos para distrair você da sua rota.

Lembre-se, dizer não não é fácil, mas é importante para preservar seu tempo e energia e manter-se focado em seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Pratique dizer não com confiança e assertividade. Com o tempo você vai se librando da sensação de estar desagradando e substituindo-a por uma ótima sensação de estar caminhando firme na direção dos seus objetivos traçados.


Se você quer desenvolver-se como profissional na Fotografia e precisa de ajuda, conheça nosso Programa de Mentoria.

Temos também um grupo no Whatsapp com conteúdo diário e gratuito sobre negócios na fotografia! Participe!

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

error: Atenção!