Aviso prévio: Como meu equipamento muda, de vem em quando, esse artigo também vai mudar! Essa versão foi escrita em fevereiro de 2024.
Quem me conhece pessoalmente sabe que eu adoro um kit de equipamentos pequeno, leve e cheio de recursos mas com poucos itens.
Pensando nisso, eu sempre estou melhorando a minha “mochila padrão”. Ela tem diminuído de tamanho, peso e número de itens com o passar dos anos.
Realizar um documentário fotográfico geralmente nos induz a levar muito equipamento para campo, mas é preciso desenvolver critérios na escolha dos itens, especialmente se o projeto inclui viagens de avião, barco ou longos trechos à pé carregando a tralha toda.
A menos que haja alguma especificidade no projeto, o equipamento padrão pra mim é:
Mochila
Uma mochila tipo sling, dessas que tem uma só alça para as costas e corre para a frente do corpo quando necessário.
No meu caso, uma das câmeras fica pendurada do lado esquerdo do meu corpo por uma alça lateral.
A mochila escorrega das costas para o peito pelo lado direito. Isso me deixa com as duas mãos livres para pegar ou guardar qualquer coisa, sem ter que usar um apoio ou o chão para a mochila.
Câmeras
Uso 2 câmeras Fujifilm X-T5. Eventualmente, pra alguns momentos em que preciso filmar enquanto fotografo, uma GoPro 11 na sapata de flash da Fuji.
É uma câmera sem espelho, bem pequena, com ótimo arquivo (40Mpx) e cheia de recursos bem úteis para documentários e fotografia de rua (corpo resistente à intempéries, GPS, Wi-Fi, LCD articulado, disparos contínuos bem rápidos e um auto-foco muito eficiente mesmo no escuro).
Lentes:
- Fuji 14mm f/2.8 – Para paisagens e/ou eventos.
- Fuji 23mm f/2.8 – Para alguns momentos em documentários.
- Fuji 35mm f/1.4 – Minha lente mais frequente.
- Fuji 56mm f/1.2 – Retratos e detalhes.
- Fuji 90mm f/2 – Fotos à distância e detalhes.
Filtros:
Filtro polarizador (da marca B+W) e filtro de densidade neutra variável (da marca Tiffen). Só uso filtros em caso de necessidade real. Minhas lentes estão sempre que possível, sem nada acoplado à elas. Assim desfruto do máximo de nitidez que elas podem entregar ao sensor.
Filtro ND veriável, Tiffen. Geralmente o uso para takes de vídeo. Ou fotos de longa exposição em situações de muita luz natural.
Cartões extras:
Geralmente tenho 4 deles fora os que estão nas câmeras. Ficam acondicionados em um porta-cartões. Uso cartões de 64Gb da marca SanDisk. Nunca me deixaram na mão.
Baterias extras:
Levo em média 4 a 6 baterias extras (e um carregador) nas viagens. As câmeras mirrorless consomem bastante energia e as baterias são pequenas fisicamente, o que limita bastante a autonomia. Sempre levo um multi-adaptador de tomadas. O Brasil é diversificado em tudo, até em tipos de tomadas! Além disso, nunca esqueço um bom powerbank, para alguma emergência, já que a câmera pode ser recarregada pela porta USB-C.
Kit de limpeza:
Pincel, álcool isopropílico e paninho padrão de limpeza. Câmeras sem espelho sofrem mais com partículas de pó no sensor, por isso é preciso aprender a usar um kit básico de limpeza em qualquer lugar.
Também é uma boa prática, não ficar trocando de lente em qualquer lugar e sem um motivo especial. A troca é a oportunidade de sujar seu sensor.
Trabalhar com duas câmeras iguais facilita isso e deixa a captura de imagens mais rápida.
Multi-ferramenta:
Uso uma Skeletool da Leatherman. Sou doido por esse tipo de ferramenta. Aproveito o ofício de fotógrafo para estar sempre com uma dessas. Já me foi útil em muitas situações. Mas é bom lembrar aos desavisados: não é possível embarcar com esse tipo de equipamento em vôos comerciais! Esse, na verdade é o item menos necessário pra mim, mas gosto de levar sempre que posso.
Tripé:
Manfrotto BeeFree. Muito leve, pequeno e suficientemente forte para o tamanho do equipamento que eu uso. Não é um tripé “pro”. Não é um tripé idela para filmagem também. Foi desenvolvido para uso em viagens com a família. Mas é mais que suficiente pra mim. Já deixo uma sapata de tripé acoplada em cada uma das câmeras.
Flash:
Fuji EF-X500 e 4 pilhas recarregáveis (e seu carregador) da Eneloop Pro da Panasonic. É raro eu usar o flash em documentários, mas já aconteceu.
Vestuário:
O tipo de roupa e a quantidade deve ser pensada de acordo com o local, o tempo de duração do trabalho e o clima. Mas há alguns outros itens que sempre deixo na própria mochila: Repelente, protetor solar, documentos pessoais e algum dinheirinho pro café. Por que sem café eu não funciono!
Edição e segurança
Sempre uso câmeras com 2 slots de cartão SD. Quase todos os novos modelos de quase todas as marcas tem essa facilidade agora. E sempre uso o segundo slot como backup. Isso já me dá uma cópia extra por segurança.
Levo um iPad Pro para edições e organizações rápidas em campo. Ele na hospedagem ou base de apoio onde a equipe se instala em viagens mais longas.