Tudo em uma empresa que cresce está em constante aperfeiçoamento. Na fotografia em si, também. Tudo que melhora com o tempo passa por revisões. A revisão do conteúdo ajuda o seu blog a refletir a evolução da sua técnica e do seu negócio.
Existem muitas camadas de revisão para um conteúdo publicado no seu site, blog ou redes sociais além dos seus materiais “entregáveis” como e-books.
No caso do blog (que é geralmente onde há o maior volume de revisáveis) ou site, podemos mudar o que já está publicado e assim temos uma nova versão disponível instantaneamente no mesmo local.
No caso de redes sociais, uma vez publicado, para alterar o conteúdo precisamos publicá-lo novamente. Isso quase sempre não é o comportamento ideal de uso das redes.
Já materiais como e-books ou whitepappers que enviamos em arquivo para os interessados não estão mais sob nossa administração. No entanto, podemos criar uma nova edição do mesmo material.
Aspectos da revisão de conteúdo
Existem vários níveis ou dimensões do processo de revisão. Você não precisa executar todos eles ao mesmo tempo. Aliás, o ideal é revisar por camadas mesmo. Isso dá mais foco ao trabalho de quem revisa e evita muitos erros.
Ortografia e concordância
Textos bem escritos, sem erros de português, são muito mais agradáveis e não distraem o leitor. Além disso, a presença de erros de ortografia pode até ser tolerada especialmente se o conteúdo for muito bom, mas sempre fica aquela pequena sensação de desleixo ou falta de profissionalismo no ar.
Em termos de comunicação, quando o texto é bem feito, é um sinal de que o pensamento está claro. Escrever bem, revela o pensar bem. E isso tem a ver com o próximo tópico: lógica interna.
Mas antes, deixo aqui alguns sites que podem ajudar muito na correção ortográfica e de concordância:
https://www.conjugacao.com.br/
Lógica interna
Tente reler seus conteúdos com olhos novos. Pense em termos de estrutura de idéias. Veja tudo está bem organizado em passos bem definidos e se a sequencia deles faz sentido para o leitor.
Observe se existe algum termo técnico, jargão ou neologismo que, aos olhos do leitor, fica ambíguo ou sem explicação. Se existir, explique rapidamente, coloque algum link para referência externa ou em outro post que explica. Isso é muito comum, quando escrevemos concentrados em um nicho bem focado. Acabamos por pressupor que todo mundo que está lendo o texto já sabe o que nós sabemos.
Outra dica importante é criar cada parágrafo com a intenção de levar seu leitor ao próximo parágrafo, sempre valorizando a linha de raciocínio do tema, mas com persuasão sutil. Para isso você pode usar palavras/expressões transição, como a que usarei no próximo parágrafo.
Por fim, pense se o texto começa e termina girando em torno de um tema proposto. Do começo ao fim, deve haver uma linha condutora que parta de uma proposição e termine em uma solução.
Escaneabilidade
Nunca ouviu falar nessa palavra? Pois é. Tempos pós-modernos. Scan, do inglês, rastrear, percorrer. Escaneabilidade é a qualidade de um texto de ser facilmente percorrido com os olhos em busca de algo específico.
Esse é um comportamento comum na leitura on-line. Talvez você já tenha notado que faz isso também. Então é importante que seus conteúdos escritos sejam escaneáveis. Até o Google lê assim e gosta! Além disso, também tenha certeza que cada subtópico encerra bem uma ideia em si.
Outro fator que parece bobo, mas não é, é o tamanho dos parágrafos. Procure construí-los até 60 ou 80 palavras. Além disso, uma linha de espaço entre eles cria um design mais leve e blocado. Isso é mais agradável ao leitor.
Não deixe de usar também o recurso de negrito. É talvez a maneira mais simples de criar ênfases. O leitor que está procurando algo específico no seu texto vai encontrar muito mais rapidamente. Lembre-se que escrever bem para a internet é escrever atendendo a intenção do leitor!
Se você usa o WordPress como plataforma para o seu site, já sabe que o editor de posts dele já considera esses fatores e facilita muito na redação e diagramação do texto. Além disso, é de grande ajuda instalar o Yoast para te orientar na escrita visando tanto o leitor quanto o Google. Seu posicionamento no buscador tende a ser muito melhor com ele.
Imagens
É parte importante da revisão de conteúdo verificar as imagens que ilustram seus textos.
Use fotografias leves. O Google considera muito o tempo de carregamento do seu site ou artigo em dispositivos móveis. Então, não insista em imagens de “alta resolução”.
Aliás, alta resolução é um termo vago, impreciso e quase sempre pedante. O que importa na prática não é a resolução e sim a nitidez da imagem. A resolução pode impactar nesta qualidade, mas não necessariamente.
Para sites e blogs, use imagens de até 1200px na aresta longa sendo que 800px já é suficiente. O que importa é se o conteúdo da imagem ilustra bem o que você quer dizer com o texto.
Dois detalhes importantes são o atributo “alt text” – texto alternativo, que o Google usa para fazer áudio-descrição, então colabore – das imagens e o nome do arquivo em si.
Não deixe aquele código estranho que a câmera dá como nome para a sua fotografia. Escreva um nome que o Google entenda o que tem naquela imagem. Não use DCS20332, experimente algo como “retrato-formal.jpg”.
Links
É muito importante ter um “algo mais” para oferecer para o leitor que desejar. Uma maneira excelente (e típica do texto eletrônico) é o hiperlink.
Podemos oferecer dois tipos de links para o leitor:
O link interno, que leva o leitor para outro post, outra página ou algum arquivo para download. E o link externo, que leva o leitor para posts, páginas ou arquivos de outros sites. Isso é especialmente útil para fundamentar afirmações que foram mais detalhadas e mais bem firmadas por especialistas de outras áreas, como pesquisas científicas, dados estatísticos ou definições.
Os links internos criam mais oportunidades de manter o visitante em contato com o seu blog. Os links externos demonstram a sua maturidade em querer oferecer as melhores respostas às buscas do leitor.
Pra quem usa WordPress
Instale o Yoast no seu site. Ele vai ser seu companheiro de criação de textos.
O Yoast te lembra e sugere diversas atualizações, preenchimentos e melhorias no texto, visando uma ótima legibilidade para o visitante, e no SEO, visando maior alcance orgânico nos buscadores, como Google.
O uso contínuo dessa ferramenta acaba por criar em nós, escritores de blogs, uma certa facilidade de escrita. Com o tempo passamos a moldar nossa escrita dentro dos melhores parâmetros de leitura para blog posts.
Além de não deixar você esquecer de itens importantes paro seu SEO, ele ainda te ajuda a melhorar na produção e na fluidez das suas ideias.
Estratégia geral de revisão de conteúdo
Antes de fazer a revisão de conteúdo, tente ver o conjunto dos seus temas numa visão ampla. Verifique se o conjunto dos seus temas oferecem um conjunto de valor para o seu público-alvo. Esse conjunto deve sempre referenciar a sua palavra-chave fundamental.
Pode haver lacunas de temas não atendidos. Mas também pode haver temas competindo pelas mesmas palavras-chaves, causando uma espécie de canibalização entre eles. Isso divide o ranqueamento destas palavras-chaves impedindo que elas alcancem as melhores posições no Google.
Por isso, sempre atualize seu mapa mental dos temas.
Quanto mais posts, quanto mais temas, mais difícil e importante será essa tarefa. Eu uso o Xmind para essa tarefa, mas existem muitas ótima opções. Vale a pena testar algumas antes de começar.
Quando fazer a revisão de conteúdo?
Se eu posso sugerir um período, seria semestralmente. No entanto isso vai variar muito de acordo com o volume de conteúdo produzido.
Se você publica um post por mês (o que é bem pouco), uma revisão por ano é mais que suficiente.
Se você publica um post por semana (o que eu considero um excelente volume para a área da fotografia), uma revisão semestral já dará um bom trabalho.
Acaso publique todo dia, talvez seja bom subdividir a revisão de conteúdo.