Sempre teremos problemas, sempre precisaremos de soluções para os problemas. Como em qualquer área da vida, administrar um negócio na fotografia é um desafio diário. Marketing, finanças, agenda, relacionamentos com clientes, fornecedores, concorrentes… são questões reais e diárias de quem quer Viver da Fotografia. Tudo isso tem um aspecto de “problema a ser resolvido”. Como encarar cada um?
Da hora que nascemos ao nosso último suspiro, TUDO o que fazemos pode ser resumido em resolver problemas. Duvida? Respiramos, porque sem o ar, morremos. Trabalhamos, porque precisamos de dinheiro para quase tudo. Dormimos e comemos, para repor energias. Nos relacionamentos, porque somos incompletos emocionalmente. Piscamos, para não secar os olhos. Pensamos e sonhamos durante o sono, porque não temos como desligar o cérebro. Tomamos remédios, porque nosso corpo se degrada dia-a-dia. Anotamos as coisas, porque nossa mente não vai reter tudo. Lemos e aprendemos, porque não sabemos. Fazemos projetos, porque temos que ter propósitos na vida. Precisamos de lazer para manter nossa mente saudável.
Tudo o que fazemos é “resolver problemas” de certa forma. Então é bom ser bom nisso. Do contrário nossa vida será um grande e complexo problema chato e insolúvel. Mas ela pode ser um grande e complexo problema entusiasmante!
Características de boas soluções de problemas
- Simplicidade: Sempre comece buscando as soluções mais simples. Se elas não forem adequadas, aumente a complexidade gradativamente. Evite optar por soluções de última geração apenas por serem modernas. Isso vale para equipamentos, procedimentos, pensamentos e fontes de informação.
- Economia de tempo, dinheiro e energia: Menos é (frequentemente) mais. Eficiência significa fazer o máximo com o mínimo necessário, mas o mínimo não significa ser insuficiente. Busque reduzir gastos (não apenas financeiros) sempre que possível, tanto nos tempos de abundância quanto nos períodos financeiramente mais restritos.
- Especialização: A especialização deve ser apenas a necessária. O que é adequado é suficiente. Algumas soluções requerem especificidade, mas não deixe que isso seja uma regra geral. Não caia no dogma de que sempre é necessário se especializar cada vez mais. Isso não é verdade!
- Aja como um fotógrafo: Use o modo visual que estamos acostumados a usar em nosso trabalho fotográfico como uma forma de pensar. Analise a situação tanto de uma perspectiva macro (visão geral) quanto micro (visão específica). Mude de posição em relação ao problema em questão. Às vezes é preciso pensar como o Cliente, como o Concorrente, como o Governo…
- Não procrastine, mas aja no momento certo: Na maioria das vezes, melhor feito do que perfeito. A não resolução de algo necessário pode gerar uma cascata de novos problemas. Um problema inicialmente pequeno e facilmente solucionável pode se transformar em um problema imenso em poucos dias, se for negligenciado.
- A perfeição é uma ilusão: Desapegue-se dela. A perfeição é um ponto imaginário além da realização de uma tarefa. Tão importante quanto planejar bem é executar prontamente.
Se você precisa de ajuda para lidar com problemas do seu dia-a-dia na Fotografia, conheça nosso programa de Mentoria para Fotógrafos.
Um passo a passo
O mais comum é nos acostumarmos com problemas cotidianos ou encontrarmos uma “solução” fraca (gambiarra) para continuarmos com a nossa correria do dia-a-dia.
Para evitar isso, use a seguinte estratégia:
- Identidique a área do problema (atendimento, marketing, finanças, organização ou questões pessoais)
- Identifique as forças (pessoas ou situações) que provocam e/ou mantém aquele problema
- Liste possíveis soluções, sem muito julgamento de viabilidade nesta etapa
- Filtre a melhor solução baseado nas características que levantei no tópico anterior
- Comprometa-se com seu negócio e consigo mesmo a implementar a melhor solução
- Decorrido algum tempo (1 ou 2 meses) revise e avalie sua decisão. Se for necessário, faça correções.
Espero que esses tópicos encoragem você a buscar novas soluções para os velhos e novos problemas que surgem no caminho. Não fuja dos problemas. Em vez disso, aprenda com eles. Enfrentar desafios é uma parte inerente à nossa existência. (Em)frente!