Como escrever bem para o seu blog e site

Será que um fotógrafo precisa saber escrever bem? Se quiser engajar melhor seu publico-alvo, com certeza. Além disso, escrever bem está diretamente ligado com pensar bem. Pense bem nisso!

Pra qualquer pessoa, o escrever bem deveria importar. Pra os brasileiros, com a riqueza da nossa língua, eu acho que ainda mais.

A escrita, ainda mais que a fotografia, também revela o autor. Revela suas ideias, seu jeito, seu zelo e suas intenções. É parte fundamental do contato com seus clientes, mesmo que por intermédio da tela (site, blog, anúncios, newsletters…) comunicar-se bem e sempre que possível, de forma persuasiva, encantadora, envolvente.

Queremos que nossos clientes gostem de nós, dos nossos produtos e serviços. Queremos atender bem e viver de fotografia. E isso passa necessariamente por comunicar-se bem, seja pelas imagens ou pelas palavras.

Como escrever bem?

A boa escrita é formada por um conjunto de elementos. Não há nada isolado nesta área. Tanto a estrutura do pensamento a ser apresentado quanto a sua forma, serão decisivos no alcance do nosso objetivo principal: transmitir claramente uma mensagem.

Então, vejamos vários dos elementos que contribuem para a boa escrita. Mas já aviso que esta lista não é nem de longe exaustiva. Sou apenas um fotógrafo que se importa minimamente com a escrita, não um especialista redator. O assunto é muito grande e vou abordar aqui os aspectos que, na minha experiência, foram mais importantes para alcançar bons resultados.

E saiba que, aprender a escrever bem é um trabalho para a vida toda.

1. Defina o tema principal do seu texto

O texto começa com a ideia a ser tratada. Na escrita para internet chamamos de palavra-chave. Trabalhe essa ideia na sua mente antes de escrever. Leia sobre o assunto, estude muito, pense nos objetivos que você tem com a escrita sobre este tema.

Em seguida verifique se é possível dividir seu tema em uma pequena estrutura de subtópicos. Isso é fundamental para ganhar clareza do todo e de cada parte.

O artigo todo ou mesmo cada tópico dentro dele, pode ser curto, conciso, se for claro e bem focado.

2. Conheça o seu público-alvo

Pense por um instante: a comunicação acontece quando você fala ou quando alguém recebe e entende?

Se eu ficar falando diante de uma pessoa que não entenda a língua portuguesa, eu terei falado mas ela não terá entendido. A comunicação não aconteceu efetivamente. O ciclo não se completou.

Quanto mais eu conheço e me adapto ao meu leitor, melhor eu posso usar a linguagem para que ele entenda com precisão o que eu quero comunicar.

Uma relação muito importante pra mim sobre a fotografia e o texto é que, uma boa fotografia é como uma boa frase: ela tem 1 assunto só.

Frases e fotografias eficientes em termos de comunicação, são econômicas, focadas e claras.

3. Cuidado com jargões e termos técnicos

Sempre que você for explicar um conceito ou uma palavra típica da sua área, pense: “meu leitor, de forma geral, sabe o que essa palavra significa?”.

A fotografia é uma área repleta de expressões, estrangeirismos e gírias que praticamente só os fotógrafos conhecem. Quer ver? Pergunte para algum parente seu, que não seja fotógrafo ou ligado à fotografia, o que é folha de contato, fineart, smash the cake, full frame, sublimação térmica, distância focal, pre-wedding, sessão lifestyle, still…

Se um parente seu não sabe o que são esses termos, você não deve usa-los sem explicar para os seus clientes. Consequincia disso, tenha em seu site, posts que detalhem cada termo “estranho” ao seu público-alvo.

Muitas vezes escrevemos para clientes como se estivéssemos escrevendo para outro fotógrafo.

Neste blog, meu público-alvo são fotógrafos e aspirantes. Mesmo assim, é necessário que eu detalhe o que são cada termo dessa lista. Muitos fotógrafos (muito mais do que você imagina) não sabem o que é FineArt, por exemplo.

Para exemplificar: FineArt é um processo de impressão fotográfica de alta qualidade onde são usados papeis 100% algodão e tinta de pigmento mineral. São impressões de altíssima durabilidade e fino acabamento. Quem executa esse tipo de impressão são empresas especializadas, como a Especialista Fine Art, por exemplo.

Observe o que eu fiz. Parei um pouco o texto, expliquei um termo, grifei palavras importantes, criei um link externo. Tudo isso ajuda o leitor a entender mais e melhor o que eu quero dizer.

5. Escreva parágrafos curtos

Se você conseguir formar cada parágrafo com uma ou duas frases apenas, melhor. Mas é difícil. Isso põe à prova na sua capacidade de condensar uma ideia. E desenvolver muito sua escrita e seu pensamento, claro.

Parágrafos curtos também facilitam a leitura, tanto em termos de raciocínio quanto em termos visuais. Isso nos remete ao próximo conceito: a escaneabilidade.

6. Escaneabilidade

Escaneabilidade é a característica de um texto que permite uma “passada rápida de olhos” para encontrarmos logo o que mais nos interessa.

Esse é um dilema comum em escritores/professores acostumados com a entrega de um conteúdo linear, como numa aula. É uma ideia que não se aplica bem na internet.

Num blog estamos no reino dos hiperlinks. No mundo da informação não necessariamente linear. Então é muito importante que um subtópico do seu texto se resolva bem isoladamente. Mas, se for lido num conjunto de sub-topicos, ele também deve funcionar.

Este tópico que você está lendo é um exemplo disso. Alguém que acesse este post e veja “passando os olhos” a palavra “escaneabilidade” e se interesse por isso, precisa entrar e sair deste sub-tópico satisfeito.

Pra que um post seja bem escaneável, pense nisso:

  • Use títulos (H1) e sub-titulos (H2, H3, H4…) de forma lógica, criando realmente uma hierarquia no post. O Google também gosta disso!
  • Use grifos com negritos. Isso ajuda na “passada de olhos”
  • Crie parágrafos com até 80 palavras. Essa blocagem de texto fica leve e agradável.
  • Se puder, use uma linha de espaço entre os parágrafos. Isso destaca a blocagem.
  • Use palavras de transição sempre que puder. Dessa forma, uma frase leva a outra com mais fluidez.

7. Ferramentas correção e de melhoria da escrita

Para sites feitos em WordPress, use com certeza o Yoast. É um plug-in feito para melhoria do SEO (Search Engine Optimization) o que impacta diretamente na escrita.

Dicionário Criativo é uma ferramenta muito boa para ampliar as possibilidades de construção de frases. A idéia é fornecer rimas, metáforas, sinônimos, citações… você pode ter muitas ideias de variações para o seu texto.

8. Seja consistente

As pessoas confiarão mais no seu site, se souberem, mesmo que inconscientemente, o que esperar.

Entrar num site que “parece” falar de um assunto, mas que fala de outro(s). Ou que, vez ou outra fala, mas se dispersa em outros assuntos distantes, faz com que o visitante não se acostume com o conteúdo.

Existe um nível de previsibilidade que gostamos de ter. Existe um conforto mental nisso.

Uma ótima estratégia para manter a consistência temática é criar um mapa mental com os assuntos que você se propõe a tratar no seu blog. Comece pelo centro do seu mapa com a sua palavra-chave principal. Por exemplo, fotografia de arquitetura e vá ramificando as ideias de temas.

Para saber mais sobre isso, acesse este artigo em que trato especificamente deste assunto.

Mas, consistência não é só temática! É também temporal. E isso se aplica muito bem às redes sociais, mas também à newsletter do seu blog. Pode ser uma vez ao mês, uma vez por semana ou uma vez por dia, mas mantenha a regularidade.

9.Clareza

Fotógrafos geralmente sabem muito bem o que é uma imagem bem composta. Uma composição atrativa e clara é um objetivo básico na fotografia.

Uma boa foto é como uma boa frase: tem um só assunto, bem claro. Não há excessos, não há “peso morto”.

No entanto, logo aprendemos que escrever de forma simples é muito difícil, demanda muita releitura e atenção. Mas vale a pena, pois textos que falam mais do que é preciso para que o leitor entenda o conceito, são cansativos.

10. Use palavras de transição

Essas expressões são ótimas para manter o leitor conectado ao texto. Uma das funções de um parágrafo é levar o leitor ao próximo parágrafo. As palavras ou expressões de transição cumprem este papel muito bem.

Para continuar ideias

  • Ainda mais
  • Do mesmo modo
  • Bem como
  • Ou seja
  • Por outro lado
  • Juntamente com
  • Contudo

Relacionadas ao tempo

  • Logo depois
  • Nesse ínterim (um pouco formal, eu acho)
  • Imediatamente
  • Ao mesmo tempo
  • Frequentemente
  • Posteriormente
  • Atualmente
  • Nesse ínterim
  • Simultaneamente

Para concluir

  • Enfim
  • Por tudo isso
  • Em síntese
  • Em suma
  • Por fim
  • Definitivamente
  • Afinal
  • Deste modo
  • Dessa maneira
  • Dessa forma
  • Assim
  • Logo
  • Concluindo
  • Em conclusão

Para introduzir

  • Antecipadamente
  • Antes de mais nada
  • A princípio
  • De antemão
  • À primeira vista
  • Desde já
  • Primeiramente

Para comparar

  • De acordo com
  • Da mesma forma
  • De igual modo
  • Por outro lado
  • Assim como
  • Ainda mais
  • Assim também
  • De acordo com
  • Igualmente
  • Ao contrário
  • Segundo
  • Sob o mesmo ponto de vista
  • Assim também

Comece já!

O mais importante é começar a escrever. Escreva para informar, para ensinar, para anunciar, para vender… mas escreva.

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

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