Gerando ideias para o seu blog

O blog é uma ferramenta de marketing de conteúdo que não custa praticamente nada. Mas exige constante investimento de tempo e estudo. No entanto, é comum que o autor sinta dificuldades para encontrar seus temas. Com um pouco de método e algumas ferramentas on-line é possível resolver esse problema e ter ótimas ideias para o seu blog.

Primeiro passo: Comece por definir a sua palavra-chave principal. Ok, mas o que é mesmo uma palavra-chave? É o tema mais básico do assunto que seu blog trata. Por exemplo, um fotógrafo de esportes tem como palavra-chave principal “fotografia esportiva”.

Segundo passo: digite a sua palavra-chave principal no campo de busca do buscador do Google e veja as opções complemento automático que ele dá. Isso revela as principais buscas feitas por usuários no Google.

Terceiro passo: digite a sua palavra-chave principal no buscador do Google e visite todos sites que aparecem na primeira página. Não é à toa que eles aparecem lá. São as melhores opções de resposta para a busca em questão. Então, gaste um tempo visitando e analisando cuidadosamente todos eles. Veja o que eles estão respondendo e tente responder de forma melhor e mais completa. Além disso, procure pensar se há algo que eles ainda não respondem. Se encontrar, responda você, no seu blog.

Quarto passo: Comece a encontrar temas bem próximos do tema principal. Temas derivados, satélites que tocam outras áreas como por exemplo:

  • educação: “10 livros sobre fotografia esportiva”
  • história: “As fotos mais importantes da história do esporte mundial”
  • economia: “O uso da fotografia esportiva no mercado de academias”
  • marketing: “Como divulgar seu evento esportivo com fotos incríveis”
  • anatomia: “Ensaios fotográficos que valorizam a musculatura humana”
  • artes: “Ensaios incríveis que unem atletas e tatuadores”
  • jornalismo: “Foto-documentários sobre atletas aposentados”

Quinto passo: Fale assuntos mais “laterais” ao seu tema principal. Por exemplo: fotografia de esportes está ligada a esportes. Esportes estão ligados à saúde e boa forma. Então crie artigos que falem de boa forma. Boa forma é um gancho para atrair o leitor e a partir da leitura de um artigo sobre isso você pode leva-lo a outro artigo que fale mais diretamente sobre fotografia de esportes, fotografia publicitária para empresas de esportes ou ensaios para atletas.

Sexto passo: Use perguntas: como, qual, onde, quando, quanto, por que, quem…

  • Por que a fotografia esportiva pode alavancar o mercado de corrida de rua?
  • Como usar a fotografia esportiva no marketing da sua academia?
  • Como vender fotos para os seus clientes de crossfit?
  • Por que você deveria contratar um fotógrafo profissional para os eventos da sua academia?
  • Como fazer fotos incríveis com seu celular durante o pedal em grupo?
  • O que é um imagem de alta resolução? E por que você precisa dela para a fachada da sua academia?
  • Como fazer marketing esportivo no instagram?
  • Qual a relevância do Pinterest no mundo dos esportes hoje?
  • Quais as transformações visuais no corpo de quem pratica esportes?
  • Como criar um e-book incrível para os clientes da sua escola de artes marciais?

Sétimo passo: use o https://answerthepublic.com/

Esse é um site muito útil para criar combinações que geram temas. Você escolhe o idioma, digita sua palavra-chave principal e espera o site “calcular” as possibilidades. Na verdade o algoritmo do answerthepublic cruza diversos resultados de buscas frequentes para a sua palavra-chave com preposições, interrogações e outros complementos. Daí tem-se ideias como:

  • Fotografia esportiva na escola
  • Dicas de fotografia esportiva
  • Cursos de fotografia esportiva
  • Agência de fotografia esportiva

Sétimo passo: crie artigos que responda a questões que seus clientes já fizeram pra você. Muitas vezes nossos cliente fazem perguntas avulsas ou recorrentes e que, na correria do dia a dia, deixamos passar. Mas se prestarmos atenção o cliente sempre está nos dando ideias “sem querer”. O cliente é sempre a nossa maior fonte de informação. Basta que prestemos atenção.

  • 10 locais incríveis para ensaios de esportistas
  • Fotos criativas que podemos fazer quando os modelos são atletas
  • Como fazer fotos de silhueta
  • Como fazer fotos incríveis (e ensaiadas) de artes marciais
  • Retratos originais com atletas

Agindo: as ideas precisam virar posts no seu blog

Depois de criado um grande mapa de temas, encare cada um deles como um pequeno livro em permanente formação. Pesquise, estude, faça uma lista de subtópicos e escreva um post de pelo menos 200 palavras.

Nunca pense em um artigo como algo que está acabado. Ele sempre pode (e deve) ser atualizado, ampliado, melhorado… pelo menos uma vez por ano faça uma revisão de todos os textos.

O uso do blog como construção de reputação e autoridade diante do seu público-alvo é uma das melhores estratégias de posicionamento de marca na internet. No entanto, é preciso sempre investir tempo e estudo. O conteúdo entregue tem que ser muito bom e isso vai demandar esforço e dedicação.

Se você acompanha de perto as notícias do seu nicho, sempre haverá novos temas surgindo. Qualquer palavra-chave vai se ramificando e se relacionando com outras com o passar do tempo. Se o seu blog parou de crescer ou amadurecer, pode ser um forte indício que você parou de estudar o seu mercado e a sua área de atuação. Pense nisso.

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

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