Como perder clientes na fotografia

A lista é simples. São 7 dicas práticas. Perder clientes é fácil.

1. Demore a responder no whatsapp ou e-mail

O cliente manda uma mensagem, mas você não vê, não retorna, demora mais que 24 horas para dar atenção a ela. Isso é muito frequente na sua vida já que você não tem uma rotina de atualização de contatos e mensagens definida.

Ele quer saber preço ou tirar alguma dúvida, mas você, por distração ou falta de disciplina não retorna. Enquanto isso, outros pedidos semelhantes que ele fez aos seus concorrentes estão sendo respondidos. O cliente vai trabalhando com o que tem.

Você não deu atenção a ele, mas alguém deu.

2. Não atualize seu site

Muitos fotógrafos consideram que redes sociais podem substituir o site. Se você quer perder clientes, faça isso e nem saberá quantos está perdendo, mas continuará a reclamar da “ineficiência das redes sociais” para vendas.

O site do fotógrafo tem uma função completamente diferentes das redes sociais. O site é institucional, é seu, é sua vitrine. Redes sociais são efêmeras, são de outra empresa, são o negócio de outro empreendedor.

3. Não tenha CNPJ

Muitos clientes (excelentes) estão a procura de prestadores de serviços formais, que emitam nota fiscal. Mas você acha que isso é bobagem, não quer ter esse “custo”. Continue assim se não quiser atender clientes PJ (que pagam muito bem!).

4. Decida seus preços, planos e pacotes no momento do atendimento

Quando algum cliente te pede o preço dos serviços você corre no computador e faz um orçamento. Cada hora de um jeito, cada hora com um “chute” para ver se marca um gol. Sem planilhas, sem planejamento, sem definições claras de custos, margens, estratégia.

Pode ter certeza que o cliente vai perceber. Despreparo deixa rastros.

5. Esforce-se para alcançar a todos indiscriminadamente

Você pensa: sou fotógrafo, vou atender todo mundo que quer fotografia. Faça isso e você não irá atender ninguém. Você acha que pensar em público-alvo, personas, palavras-chaves, seguimentação de mercado, diferenciação… é frescura. Continue assim, seus concorrentes agradecem.

6. Concorra por preço no mercado

Se todo mundo cobra uma certa média de mercado, por que você deveria cobrar um valor muito diferente disso? Ótimo! Você encontrou a fórmula para participar de uma leilão de iguais, onde ganha quem oferecer o menor preço.

Você acredita na entidade espiritual chamada “preço de mercado”. Bom, acenda uma vela pra ela e continuem no seu marketing de esperança.

7.  Seja desorganizado

Excelência atrai gente excelência. Confusão atrai gente confusa. Ordem atrai gente ordeira. Desordem atrai…

Desorganização de ambiente, tarefas, processos, ideias moldam as pessoas assim como seus opostos. Mas você escolheu não fazer nada. Você é naturalmente desoganizado e procura viver a vida com “autenticiade”. Todos os organizados continuarão atraindo clientes que valorizam isso, os demais clientes, com alguma sorte, procurarão profissionais como você.

Teste aí

Se você se já pratica pelo menos 3 dessas dicas saiba que é um grande candidato a abandonar a fotografia nos próximos 24 meses (sendo otimista).

Nota de esclarecimento

Em tempos de intolerância e falta de bom humor generalizado, posts como este precisam do aviso: contém ironia. É isso!


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CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

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