Encante seu cliente. Entregue mais que o prometido

Já vou resumir a questão logo de entrada: prometeu (sim, prometa), entregue mais que o prometido!

O que temos que prometer:

  1. Nível de qualidade
  2. Data e horário
  3. Quantidade de imagens
  4. Forma de entrega
  5. Preço

Prometa primeiro

No seu contrato ou proposta comercial, especifique a promessa que for possível se traduzir em números, como prazos e quantidades.

Isso ajustará a expectativa do seu cliente em um determinado ponto.

Se você não especificar, como vai saber quantas fotos o cliente considera razoável ou esperado para o trabalho. Tendo especificado formalmente, você pode surpreendê-lo positivamente.

Vamos aos parâmetros prometidos:

1. Nível de qualidade

Seu portfólio, visto pelo seu cliente, é uma promessa em si. O que ele vê lá, ele espera receber. A composição, as cores, os momentos, a nitidez, o estilo de pós-produção, a maneira como você encara o tema… tudo isso, mesmo que inconscientemente, está prometido na mente do cliente. Entregue em igual nível ou maior!

Seu portfólio não pode mentir!

2. Data e horário

Seja pontual. Mais que isso, chegue antes do combinado.

Sou de família mineira, e mineiros tem a (boa) fama de chegarem sempre muito cedo aos compromissos! Tenho certo orgulho disso. Me incomodo muito quando acho que vou me atrasar para qualquer compromisso.

Além de proteger você de possíveis imprevistos, chegar cedo aos compromissos profissionais sempre soa bem. O cliente pode se atrasar, mas você, nunca!

3. Quantidade de imagens

Prometeu 600 fotos para aquele casamento, entregue 620. Não vai lhe custar muito trabalho. E o cliente vai ficar feliz.

Nem que seja uma versão de todas em PB. Você pode deixar um preset preparado para isso. Sempre soa bem dar mais que o prometido. Especialmente clientes mulheres, valorizam quantidade (além da qualidade, claro).

4. Forma de entrega

Você disse que entregaria tudo por um link digital, mas o cliente se enrola um pouco com essa coisa de tecnologia… aí ajudou pacientemente com uma orientação para o download. Explicou a importância do backup. Até entregou algumas fotos impressas, ou criou um slide-show, um foto-produto… uma entrega mais emocional, generosa, pode encantar muito seu cliente. Especialmente em nichos de fotografia de família.

5. Preço

Parece estranho tentar encantar o cliente através do preço, mas é totalmente possível.

Mesmo que na negociação seu cliente tenha “dado trabalho” para ser convencido que seu serviço vale o preço combinado, você pode ter certeza que o preço ainda ressoará na entrega.

Se você entregar mais que o prometido, o cliente terá a sensação de que você valorizou o dinheiro dele.

Você pode fazer isso de várias formas, inclusive entregando algo material que não estava combinado, como algumas fotos impressas, um pequeno vídeo, um pequeno álbum (que caiba, claro, dentro do preço), uma impressão Fineart…

Mas, de forma geral, se você superar as promessas, ele será encantado.

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

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