Ferramentas digitais podem transformar de forma incrível o seu negócio e o seu dia a dia. Além de facilitarem o trabalho, elas dão informação, transparência e consistência aos mais diversos processos na rotina de um fotógrafo. Se você quer viver de fotografia, precisa priorizar isso.
Com a crise do COVID19 os fotógrafos, em sua grande maioria, entraram em quarentena como maior parte dos profissionais liberais.
Quem tinha um estúdio/escritório montado e operante viu-se preso em casa, fazendo cursos on-line que estava enrolando pra fazer, terminando edições de fotos e álbuns, fazendo backups…
Depois de umas semanas nessa situação, vem aquele sentimento de “o que faço pra não ter que mudar de profissão?”. E nesse matutar, muitos fotógrafos se perceberam mais distantes do mundo digital do que pensavam. Olha só que ironia. Um fotógrafo digital, com um negócio não tão digital assim! Pois é, mas é real.
Claro que praticamente todo mundo tem uma presença na Internet, mas nem todos como produtores de conteúdo ou como vendedores na rede. A falta de domínio com muitas ferramentas digitais ficou evidente. Isso está claro pra mim em muitas conversas recentes, inclusive com fotógrafos bem experientes na profissão.
Listei aqui as principais ferramentas digitais que considero muito interessantes para uma empresa na fotografia. Algumas muito básicas, outras ilustres desconhecidas, mas extremamente úteis.
Estou escrevendo este artigo ainda em meio a pandemia de 2020. Espero que muitos leitores aproveitem esse tempo de reclusão para sair do seu patamar de conforto e ampliarem suas competências digitais. Isso será fundamental para o seu sucesso ou mesmo permanência no mercado fotográfico pós-COVID19.
Aviso 1: em cada item, deixei um ou vários links de acesso às ferramentas digitais que cito.
Aviso 2: não ganho nada com a indicação de nenhum serviço ou produto. Apenas estou compartilhando as minhas experiências com eles.
Ferramentas para edição/tratamento de imagens
Lightroom e LR Mobile: praticamente todos os fotógrafos que eu conheço dominam minimamente o LR Classic (versão para desktop), mas poucos usam o LR Mobile. Existem muitas vantagens nele e é muito simples de usar. A questão maior é, reconhecendo suas ferramentas de edição e classificação de imagens, incorporá-lo no seu fluxo de trabalho.
Uma ótima função para fotógrafos comerciais é usá-lo num tablet como “álbum digital” durante as reuniões com clientes. Pra quem quer fazer edições rápidas durante eventos sociais ou corporativos, para entrega imediata, ele pode ser incrível. Visite a Adobe e saiba mais nesta comparação do fabricante.
Photoshop: muita gente ainda faz no PS tarefas que o LR faz melhor e mais rapidamente. A principal diferença entre os dois softwares é que o LR se destina à organização (edição) e tratamento de imagens, enquanto o PS se destina ao tratamento e manipulação.
Entretanto, as ferramentas e o fluxo de trabalho de tratamento de imagens dentro do LR é muito rápido.
Para áreas da fotografia em que numa sessão fotográfica são geradas muitas imagens como ensaios de família, eventos, documentários… sem nenhuma dúvida, o LR é mais adequado.
Para trabalhos em que são necessárias grandes modificações na imagem (capas, publicidade, still…), o PS é mais adequado.
Ferramentas de design gráfico
Canva: faz parte do nosso trabalho como fotógrafos a publicação de eventos, exposições, projetos e pra tudo isso é preciso criar pequenas peças de design gráfico para a divulgação. É aí que entra o canva. Muito simples, intuitivo e com um visual muito bonito e cheio de templates (ideias quase prontas) pra você ganhar tempo e gerar anúncios com uma aparência muito boa e sem custo. Veja mais aqui.
Existe um plano PRO, que é pago e que vale muita à pena. Ele adiciona uma série de recursos muito bons ao trabalho. Ser um pouco “designer gráfico” faz parte.
Vou aproveitar e recomendar aqui um livro que me ajudou muito nessa área quando comecei: “Design para quem não é designer”, do designer Robin Williams.
Adobe Spark: A Adobe também tem o seu, é o Adobe Spark.
Adobe Illustrator: Esse é sem dúvida o top. Se você gosta e leva muito a sério suas tarefas de design gráfico, vai querer trabalhar com o Adobe Illustrator. Completo, integrado ao pacote Adobe ele fornece tudo o que um designer gráfico precisa para trabalhos bem complexos. E pra nós fotógrafos que já trabalhamos com LR e PS, o Illustrator é um parceiro próximo. Saiba mais aqui.
Ferramentas de diagramação de álbuns
Fotos impressas e fotolivros são e continuarão sendo uma tendência no mercado fotográfico.
Adobe InDesign: Se você quer um software top de linha pra essa tarefa, use o InDesign da Adobe. Ele é imbatível, muito completo. Saiba mais aqui.
SmartAlbuns: Se quer algo mais prático, simples e bem fácil de usar, use o SmartAlbuns. Saiba mais aqui.
Ferramentas de Armezenamento
Ter um espaço de armazenamento desses é importante para duas tarefas:
Primeira, criar um backup de acesso rápido (desktop e mobile) dos seus arquivos mais importantes (portfólio em JPG, documentação pessoal, contratos, orçamentos-padrão, PDFs de orientação para clientes e fornecedores).
Segunda: transferir para seus clientes os arquivos fotográficos prontos em JPG sem o uso de mídia física. Compare os serviços e verifique não somente preço, mas também facilidade de uso para o seu cliente e capacidade de armazenagem.
Google Drive: Existe uma versão gratuita do GDrive que vem com qualquer Gmail criado. Ela disponibiliza 15Gb de armazenamento. Em planos pagos você pode ampliar em muito o seu espaço disponível para armazenamento e transferência de arquivos Eu utilizo o Google Drive, mas outras duas ótimas opções.
Dropbox: É um serviço muito parecido com o GDrive, mas as versões pagas e gratuitas diferem em facilidade, preço e tamanho. Vale a pena fazer uma comparação.
Ferramentas de seleção de fotos
Pixiest: uma plataforma para você lidar com essa etapa do seu fluxo fotográfico com organização e segurança. Você faz upload das imagens e permite que seus clientes escolham quais irão para a tratamento ou serão efetivamente compradas. Saiba mais aqui.
Ferramentas digitais de comunicação
WhatsApp: por incrível que pareça muita gente que trabalha com fotografia não usa a versão WEB do whatsapp e não está cadastrado como usuário business. Esses dois recursos adicionam ainda mais praticidade e funcionalidades comerciais para o Whatsapp, que é o principal serviço de comunicação comercial hoje em dia.
Telegram: é o principal concorrente do Whatsapp e não deve ser desprezado, pelo contrário, existem funcionalidades muito interessantes para quem precisa administrar grupos e também dispõe de uma interface específica para uso em desktop. Ambos são importantes e fáceis de usar.
Nos respectivos sites dessas duas ferramentas há uma enorme quantidade de excelente informação tutorial para o usuário.
Detalhe: não deixe de ler os conteúdos produzidos por essas duas ferramentas em seus respectivos blogs. Muitas dicas de uso e segurança!
Ferramentas para vídeo-conferência
Para criar um reunião on-line com uma ou muitas pessoas, existem diversas ferramentas. Eu uso o Zoom, versão paga, que permite gravar as reuniões e tem um desempenho melhor que a versão gratuita. Vou deixa uma lista das ferramentas mais importantes:
O Discord vale uma observação: é uma ferramenta digital de comunicação criada no e para o mundo dos games, mas que tem alcançado públicos fora deste ambiente, e com razão. As suas funcionalidades e desempenho são incríveis.
Ferramentas digitais para o atendimento ao cliente
CRM é uma sigla comum no mundo corporativo, mas geralemente pouco conhecida no mundo das pequenas empresas. Customer Relashionship Management (gerenciamento de relacionamento com o cliente).
Um CRM te ajuda a acompanhar todas as etapas de atendimento que fazemos com nossos clientes.
Existem alguns ótimos sistemas de CRM para empresas pequenas, inclusive com planos gratuitos.
Assim, vale a pena testar alguns e descobrir qual deles se adapta melhor ao seu modelo de negócio.
Boas opções são o Monday, Bitrix24, Agendor (que é uma plataforma brasileira) e o RD Station CRM.
Um sistema de CRM parece à primeira vista, algo dispensável, mas não é. Um CRM simples e bem incorporado na sua rotina pode lhe dar uma excelente ganho de produtividade e resultados nas vendas.
Plataforma para seu site
Se você ainda não leu o que eu escrevi sobre sites para fotógrafos, não deixe de ler aqui. O site é a peça mais importante do seu ecossistema de marketing digital.
Existem plataformas de criação de sites para fotógrafos, bem intuitivas e práticas em que você mesmo pode montar o seu. As principais são: Alboom e 46graus.
Outra ótima alternativa, mas que vai lhe dar um pouco mais de trabalho é usar CMSs (content management system, ou seja, sistemas de gerenciamento de conteúdo) tais como o WIX. É barato, prático, amigável, muito personalizável.
Por fim, a melhor opção, mas não a mais simples é o WordPress. Não confunda com o wordpress.com, estou falando do wordpress.org. É, de longe a opção mais completa e profissional para a criação de um site. Pra se ter uma idéia, mas de 30% dos sites empresariais do mundo são feitos no WP.
Além de tudo isso, há a possibilidade e você contratar um profissional para desenvolver um site específico para você. Neste caso você vai gastar mais e a qualidade e desempenho do site vai depender muito da qualidade do profissional contratado.
Ferramentas Financeiras
Quem não tem controles financeiros claros, não consegue administrar. Gestão é uma questão de dados e na área das finanças isso é especialmente importante.
Ter também tudo sempre à mão, no celular, faz muita diferença no seu dia a dia. Por isso, qualquer que seja o seu serviço escolhido, confira a qualidade e funcionalidades dos aplicativos para dispositivos móveis.
Controles financeiros
Existem duas excelentes ferramentas digitais por assinatura que vão ajudar você a ter controle sobre sua vida financeira: ContaAzul e ZeroPaper. Ambas são simples, diretas e com interfaces muito amigáveis.
Para quem tem uma empresa pequena ou individual, vão muito bem. Você deve estar pensando “não dá pre fazer isso numa planilha de excel?”. A resposta é sim, e não.
Sim, alguns controles como gastos diários e entradas diárias, sim. Mas esses aplicativos fazem muito mais que isso. Geram relatórios, emitem boletos, conciliam extratos bancários, traçam metas… vale à pena ir além das planilhas.
Bancos
Se você está um pouco antenado no mercado financeiro, já deve ter percebido que a era dos bancos de rua, esses que tem agências físicas, está acabando.
Sendo assim, a questão é em qual banco digital devo ter uma conta. Vou deixar uma lista aqui e verifique quais tem serviços (PJ e PF) adequados ao seu caso e quais fornecem mais relatórios e funcionalidades práticas nos seus aplicativos.
Emissão de boletos
Boleto Cloud: Esse é um problema muito comum no início dos trabalhos de uma empresa de fotografia: como cobrar os clientes. Use esse site de geração de boletos, totalmente on line. Saiba mais aqui.
Wire Card: Outro serviço excelente para quem precisa estabelecer um fluxo de cobrança seguro e integrável à sua loja on line. Saiba mais aqui.
Gerenciadores de tarefas
ToDoLists: Talvez essa seja a categoria de ferramentas digitais com maior número de competidores. Eu uso o ToDoIst, que baseado na filosofia de organização de trabalho chamada GDT, de David Allen. Pra mim, é muito lógico e completo. Mas existem outros excelentes sistemas nessa área, tais como: Klist.
Google Agenda: como tudo no pacote de aplicativos do Google, a simplicidade e a integração com diversas outras plataformas e ferramentas é incrível. Não consigo me imaginar usando outra opção. Saiba mais aqui.
Projetos: para tarefas mais complexas, formadas por conjuntos de tarefas ou realizada por diversas pessoas de um time, as opções mais interessantes são o Trello e o Monday. Ambos tem funcionalidades incríveis e versões grátis e pagas. Enfim, vale a pena testar por um tempo antes de decidir.
Ferramentas digitais para produção de conteúdo
Produzir conteúdo é parte fundamental do marketing hoje em dia. Criar e entregar materiais em vídeo, áudio ou texto, pode ser um desafio enorme sem as ferramentas digitais certas.
Streaming e gravações
Se você produz vídeo-aulas ou faz lives com frequência vai precisar de um “estúdio” pra isso.
Um local preparado, bem iluminado, com boa acústica. Além disso vai precisar de um aplicativo que permita captura da imagem (da webcam ou da sua câmera externa), captura do som (mic de mesa ou lapela), captura da tela do seu computador (se for demonstrar algum software) e captura de apresentações preparadas em PowerPoint, KeyNote ou similar.
Hoje em dia, quase qualquer profissão tem um braço “consultor” ou “professor”. Sendo assim, ter um sistema bem resolvido de preparo e execução de aulas e palestras é importante.
Para isso as duas melhores ferramentas do mercado são o OBS e o OBS StreamLabs.
O OBS é um estúdio virtual de código aberto, gratuito e bem simples de usar. Ele integra todos os dispositivos de vídeo, áudio e tela que precisamos para uma boa aula. Além disso, por meio de determinadas configurações, ele se acopla a diversas plataformas de streaming como YouTube por exemplo.
Já o OBS StreamLabs foi desenvolvido sobre o OBS original e hoje em dia está sendo muito usado pela comunidade de gammers e YouTube Gammers.
O StreamLabs é ainda mais amigável e muito parecido com o próprio OBS. Um concorrente de peso: StreamYard. Vele muito à pena dar uma olhada.
Apresentações
Aplicativos de apresentações são tipicamente usados para aulas e palestras, mas podem facilmente se tornar o seu centro de produção de materiais ricos como e-books, PDFs, infográficos ou banners.
Como eu já disse acima, o canva é uma excelente opção para isso, mas talvez você prefira um ambiente de criação mais próximo do mundo das apresentações gráficas, especialmente se seu material for extenso. Ou, se você quer uma alternativa ao Power Point.
Ferramentas digitais complementares
Cartão Fidelidade Virtual: sabe aquele cartãozinho da sorveteria que você ganha uns carimbinhos cada vez que volta pra tomar um sorvete? Então, exitem APPs que fazem este mesmo serviço, sem o cartãozinho. Já pensou em criar um cartão fidelidade para os seus clientes? Use o DONUZ
Redução de links: muitas vezes queremos ou precisamos transforma uma URL grande em uma versão menor, que leve o usuário ao mesmo link. Para fazer isso, use o Bitly. Simples, rápido e prático, como todo link deveria ser, mas nem sempre é!
Muitos links: sabe a Bio do Instagram? Então, lá você pode (e deve) colocar um link para o seu site. Mas e se você quiser colocar além do seu site, outros links de diversos produtos, serviços, redes ou qualquer destino na rede para o seu usuário? Use o linktree.
Assinatura virtual de contratos: se você quiser dar mais comodidade ao seu cliente permitindo que ele confira e assine eletronicamente o seu contrato de serviços, use o ClickSign. Além disso, é seguro e muito prático. Seu cliente terá uma impressão muito profissional e organizada do seu trabalho.
Senhas: sabe aquela coisa desagradável que sempre acontece na hora que você está acessando um site ou app? Você esquece a senha? Use o LastPass. Como o próprio slogam da empresa diz: é a última senha que você vai precisar. Acesse aqui pra conhecer. Enfim, não há motivo mais para esquecer suas senhas!
Seja digital em tudo o que puder
Concluindo, procure sempre observar cada um dos processos e rotinas do seu dia a dia e pergunte-se: existe alguma ferramenta (de preferência gratuita) que pode me ajudar nisso?
Um negócio (de qualquer área) se torna digital em ciclos. Tanto seu(s) produto(s), quanto seus processos estão sempre nesta direção?
Talvez com a onda crescente de “vida on line” e ambientes virtuais de trabalho, você tenha despertado para a necessidade de digitalização do seu negócio. Se isso te preocupa, aja, mas fique tranquilo. É um processo inevitável, você precisa se adaptar a ele e não lutar contra ele. Adapte-se de maneira saudável e prática.