Site do fotógrafo: Qual a sua importância e como ter um?

Todo fotógrafo precisa de uma site! O site é a peça mais central do marketing digital que é, por sua vez, é a atividade que mais demanda tempo do profissional de fotografia.

Pra quem trabalha com fotografia, é fundamental ter um site. O site é a sua vitrine. Redes sociais não tem a mesma função, é importante diferenciar. Redes sociais são baseadas em publicações efêmeras e voltadas para relacionamento, não vendas. Servem para socializar, criar engajamento, puxar conversa, fazer o contato mais informal e descontraído.

Existem hoje, 3 opções muito boas para que você fotógrafo, tenha seu site:

  1. Plataformas prontas para fotógrafos: O 46graus e o Alboom são plataformas feitas para videomakers e fotógrafos que querem, por conta própria, criar e administrar o seu site. Você contrata um plano e “monta” seu site dentro de certos limites de formatação e funcionalidades. Muito prático, simples, bonito e funcional. 
  2. CMC (content management systems) amigáveis como WIX, Site123, SquareSpace, Weebly. Essas são plataformas mais genéricas, mas ainda bem simples e fáceis de usar sem a necessidade de conhecimentos de programação. Servem muito bem para qualquer tipo de atividade na internet e não somente para fotógrafos. Você vai ter que gastar um pouco mais de “tempo na cadeira” pra aprender a usar, mas são incríveis e totalmente customizáveis, inclusive com a possibilidade de inserção/alteração de código para quem sabe programar.
  3. WordPress, a minha atual opção e que eu considero um grande salto de qualidade. É um CMS de código aberto usado por 1/3 de todos os sites comerciais do planeta. Ele é bem mais flexível que o WIX ou mesmo as plataformas dedicadas a fotógrafos, com possibilidades de criação muito (mas muito mesmo) maiores. Especialmente as funções relacionadas ao SEO, são muito mais profissionais. 

Detalhe: É importantíssimo ter um site responsivo, ou seja, um site que se adapta corretamente ao dispositivo que o acessa (desktop, tablet ou celular). No meu caso específico, 75% dos acessos ao meu portfólio são feitos pelo celular.

Ferramentas complementares ao site

Existem ainda outras 4 ferramentas muito úteis do google que você pode e deve usar para aprimorar e impulsionar seu site.

Google Analytics

O Google Analytics pode (e deve) ser ligado ao seu site para coletar dados de trafego e gerar relatórios de análise e desempenho que irão orientar as suas campanhas de marketing digital.

É importantíssimo entender que Marketing Digital é uma atividade que s´ø funciona quando intensamente calcada em dados. E o Google Analytics é uma das ferramentas mais práticas e eficientes para isso. E é gratuito! Experimente aqui.

Google Adwords

Google Adwords, onde você vai criar campanhas de divulgação dos seus serviços e site. Não adianta criar um site e não mostrá-lo para o seu público.

Existem basicamente 2 tipos de campanhas: display (onde seu anúncio aparece nos sites em que seus clientes-alvo visitam) e pesquisa (onde seu site é exibido em caso de busca no google).

É importantíssimo ter um verba mensal para publicidade. Toda empresa que cresce e permanece tem.

Dê uma olhada no Google AdWords aqui. E neste link você vai encontrar um passo a passo excelente para iniciar.

Google Meu Negócio

Meu negócio, onde sua marca/empresa fica oficialmente caracterizada nos serviços do Google, Inclusive no Google Maps. O seu registro no Meu Negócio é gratuito e fundamental para integrar vários serviços empresariais do Google. Cadaste-se lá!

Google Test My Site

Teste meu site, onde você pode testar de maneira simples o desempenho do seu site em termos de carregamento, velocidade e perda de clientes por lentidão. Faça o teste agora mesmo!

O serviço é gratuito e ainda fornece um relatório técnico básico para melhorias, se for o caso.

O importante é começar!

Não demore para ter um site. Essa é uma das primeira providências que você deve tomar para ser um fotógrafo profissional.

  • Decida em qual ou quais áreas da fotografia você pretende atuar
  • Defina um nome para o seu negócio
  • Verifique se o nome desejado está disponível aqui e reserve o domínio na internet
  • Se optar pelo uso do WordPress (minha recomendação), providencie um plano de hospedagem.
  • Instale o WordPress no seu domínio e crie seu site. Precisa de ajuda com isso? Existem muitos excelente materiais no Youtube ensinando a criar um site no WordPress.

Se você optar por uma plataforma mais “pronta” e mais prática como Wix, Alboom ou 46graus, você também não faz um mal negócio, de maneira nenhuma. Muito pelo contrário, pra quem não tem uma inclinação a aprender profundamente como se faz um site, esses serviços são realmente muito adequados.

Lembre-se que as redes sociais são importantíssimas no ecossistema do marketing digital, mas elas não são efetivamente suas. O seu site é o seu lugar, o seu domínio, o seu reino.

Se você já tem um site…

Responda a essas questões:

  • Qual o seu público-alvo?
  • Qual a amplitude do seu trabalho? Mais especialista ou mais generalista?
  • As fotos escolhidas para apresentar o seu trabalho são as melhores que você tem atualmente?
  • Qual o estilo visual para o site que mais combina com o meu trabalho fotográfico?
  • Existem erros de português em alguma página?
  • Quantas fontes tipográficas estão presentes no site?
  • O SEO do site está correto e é o mais completo possível?
  • Todas as fotos do site tem metadados preenchidos?
  • O menu principal é bem simples e lógico?
  • As páginas carregam rapidamente?
  • O site é responsivo, ou seja está visualmente e funcionalmente compatível com múltiplas plataformas de acesso (celular, desktop e tablet)?
  • Ter um blog no site, atrairia mais público?
  • As publicações em redes sociais são feitas de maneira que o leitor vá ao site?
  • Em todas as suas redes sociais, o seu site está sendo informado?
  • No seu site, é fácil encontrar os botões de acesso para as suas redes sociais?
  • Seu site tem seu telefone de contato e/ou um canal de email integrado?
  • Você já cadastrou seu site no Google Analytics?
  • E acompanha o tráfego pelo aplicativo do Analytics no celular?
  • Você impulsiona o seu site no Google usando o Meu Negócio e o Google AdWords?
  • As atualizações de conteúdo são semanais, pelo menos?
  • Já testou todos os botões e funcionalidades do site e está tudo funcionando?

Se você respondeu não, ou não sei para qualquer uma dessas questões básicas, é hora de melhorar a sua relação com o seu site.

O que um bom site de fotógrafo tem que ter?

Um site é um conjunto de páginas estáticas. Vamos dar uma olha nas principais funcionalidades e páginas que seu site precisa ter:

Home (página de início)

A página de início de um site é fundamental. A primeira impressão é a que fica. Capriche na(s) imagem(ns) que vai colocar lá. Se ela(s) causar(em) um bom impacto, seu visitante ficará estimulado a continuar navegando.

Também verifique se no celular, ela(s) fica(m) bem. A maioria dos acessos a sites de fotógrafos é feita por dispositivos móveis. Use o Google Analytics para ver diversos medidores sobre o tempo que os visitantes permanecem em cada página do seu site e os diversos tipos de acessos que estão sendo feitos no seu site.

Portfólio

É aqui que você mostra o melhor do melhor do seu trabalho em cada área. Nesta sessão você pode subdividir em diversas áreas de atuação. Por exemplo: ensaios, casamentos, gestantes… quantas achar que deve.

Em cada área coloque o que você tem de melhor. Entenda como “melhor”, o seu melhor no momento de desenvolvimento fotográfico que você está. Tire da cabeça o “melhor dos outros”. Se você fez apenas 2 festinhas de aniversário infantil até agora, não tem problema. Publique 5 boas fotos dessas duas festinhas. Assim que fizer mais, vá incrementando seu portfólio. É assim mesmo.

Quando atingir umas 30 a 50 fotos por sessão, seu portfólio já terá uma boa amostra do seu trabalho. A partir daí, vá substituindo as “menos melhores” palas melhores que forem surgindo. Não crie um portfólio gigante, crie um portfólio cada vez melhor com o passar do tempo.

Muita gente tem dúvida, se as áreas de atuação devem estar relacionadas entre si. Faz sentido ter num mesmo site “gestantes” e “arquitetura”? Depende. Primeiro, você pode relacionar essas duas áreas nas fotografias em si. Fazer fotos de gestantes com cenários arquitetônicos, por exemplo. Seria uma questão de linha/estilo. Mas, mesmo que não as relacione, se as fotos forem muito boas, as pessoas gostam e respeitam.

Veja o site do Joe McNally. Sessões: Industrial e Dança ?! Não tem problema nenhum. Tem qualidade, tá ok. Se McNally faz, faça também, desde que seja bem feito. Na verdade, o que liga todas as sessões de imagens do McNally é a luz nas pessoas. Ele é um fotógrafo de gente bem iluminada.

Blog

O blog é a ferramenta de criação de conteúdo mais simples e barata que existe. E esse uso é importantíssimo para o fortalecimento da sua autoridade na área em que você atua. Quando escrevemos com clareza sobre aqui que dominamos, demonstramos que somos confiáveis para o trabalho. Além disso, escrever é uma das melhores maneiras de fixar o conhecimento. Eu aprendo muito por que preciso estudar para ensinar e uso o blog com uma ferramentas para isso também.

Mas, no seu site de fotógrafo, você pode usar o blog da seguinte maneira: um post pode ser uma pequena narrativa (textual, visual ou ambos) de uma sessão fotográfica específica. Por exemplo, se você fez um ensaio de um casal numa tarde em um parque, você cria um post sobre isso.

Não é a mesma coisa que o portfólio. Aqui você vai mostrar uma sessão fotográfica que fez, um pouco de um único trabalho. No portfólio você vai criar uma vitrine das melhores fotos de diversas sessões fotográficas (poucas ou apenas 1 foto de cada sessão).

Se achar melhor, não chame de “blog”, chame de “dia-a-dia”, “nossos trabalhos”… visto que a intenção é essa, mas a estrutura de publicação no site é a de um blog (sucessão de posts).

Existem outras idéias bem legais para o uso do blog na fotografia. Veja mais sobre isso aqui.

Contato

Num site de fotógrafo você tem que ter uma sessão chamada “contato”ou “fale conosco”no seu site. Você precisa ser encontrável! Uma boa funcionalidade para o site é ter um formulário de contato, que direciona as perguntas do seu cliente/visitante para o seu email.

Também inclua ícones com as redes sociais em que você possui conta. E, por fim, não esqueça de deixar seu telefone de contato. Se achar que deve, inclua o seu endereço e um mapinha. Existem diversos add-ins do Google Maps para instalação nos sites. Veja se a plataforma de criação de sites que você usa oferece essa funcionalidade. Ou, se você contratou um web designer, solicite esse detalhe.

Sobre

Quase todo site de fotógrafo tem uma sessão “sobre”. Isso muito útil para que os seus clientes (e Google) saibam mais sobre você. A prestação de serviços fotográficos tende a ser pessoal, e tentamos dar uma abordagem pessoal ao nosso trabalho. Então, disponibilizar a sua carinha no site sempre ajuda. Cuidado com o que vai escrever sobre si. Tenha bom senso e não faça uma biografia ou algum texto de auto-exaltação.

Loja on-line

Essa é uma boa maneira de incrementar seus ganhos na fotografia: uma loja de “prints”, por exemplo. O cliente acessa uma galeria específica e encomenda uma impressão de fotos suas. Para isso sua plataforma deve ter as funcionalidades de e-commerce e segurança adequada para mediar as vendas. Informe-se bem. Pra quem usa o WordPress, estude sobre o Woo-Commerce.

Mas, vender imagens impressas demanda uma logística adequada. O pedido chega, você aciona seu fornecedor de impressão fine art e despacha por Correios ou transportadora de maneira rápida e segura para o seu cliente.

Tenha especial cuidado com a embalagem utilizada.

Endereço eletrônico

Nem sempre, mas geralmente os sites de fotógrafos levam o nome do próprio fotógrafo. No meu caso, Charbel Chaves (eita nomezinho ruim pra site!) já é difícil de guardar e digitar corretamente. Então, não convém adicionar “fotografia”ou “photography”. Ficaria mais fácil de digitar com erros.

Use o www.registro.br para pesquisar se o nome desejado está disponível. Também avalie se vale a pena ou não reservar tanto o domínio .com quanto o .com.br

De qualquer forma quanto mais curto for o endereço e mais simples, melhor. A idéia é sempre facilitar para que o internauta encontre o site rapidamente.

Imagens para o seu site

Esse é um “detalhe” muito importante: a qualidade do arquivo. Tenha certeza que você exportou suas imagens do Lightroom com os parâmetros adequados para WEB.

  • Tipo de arquivo: JPG
  • Espaço de cor: sRGB
  • Qualidade: 90 (não precisa usar 100, não se nota diferença na web)
  • Tamanho da imagem: aresta mais longa de 1200px, no máximo
  • Nitidez de saída: tela, com intensidade padrão
  • Resolução: não faz diferença para a web
  • Marca dágua: não use, o visitante já está no seu site!

Não exporte em alta resolução. Isso não fará com que as fotos fiquem melhores nos celulares e notebooks. Exporte com a resolução adequada para cada fim.

Espaço para a autoria

Alguns sites de fotógrafos são claramente autorais. Ou seja, não tem um foco comercial, mas expressam a visão própria do fotógrafo sobre determinado tema. Isso é ótimo.

Mas você pode ter também dentro do seu site comercial, algum espaço para a autoria, para aquele trabalho “lado B”, alguma abordagem ou tema que não tem em si grande potencial de venda, mas que mostra mais de você como pessoa.

Não estou falando aqui de fotos da sua família na praia, seu dia a dia, suas refeições. Não! Mas sim, daquele tipo de fotografia que você faz por puro prazer e fruição.

Para isso, crie uma sessão, uma galeria ou uma página do seu site chamada “autoral”, ou algo similar. E publique ali alguns projetos nessa linha. Se você também gosta de escrever sobre esse assunto autoral, aproveite, crie uma sessão no seu blog sobre isso!

A ideia é deixar seu cliente saber mais sobre você, de forma elegante, expressiva e artística. Isso ajuda a criar uma audiência muito mais autêntica. Quando você faz (e mostra) o que ama, pessoas que amam o que você faz, sem aproximarão.

Manutenção do site

Ter um site, é ter trabalho rotineiro. Inclua na sua agenda semanal a tarefa de atualizar seu site com conteúdo novo. Também faça publicações em suas redes sociais sempre que incluir um novo post de um novo trabalho. Quando um link de um post surge na time-line da sua rede social, ao clicar nele o internauta é levado para o site. E isso é ótimo. Ele terá a oportunidade de ler o novo post, e também de ver todo o site.

Mas se você não atualiza seu site semanalmente (ou quinzenalmente pelo menos), corre o risco de passar uma imagem de estagnação.

Mantenha uma coerência na identidade visual. Tanto no design gráfico do seu site quanto no conjunto de imagens que você publica. Não use uma infinidade de fontes tipográficas, ou uma salada de cores, ou tratamentos variados demais nas fotos. Seja econômico e comedido. Escolha uma linha visual para seguir. Crie uma consistência estética. Isso constrói uma percepção de profissionalismo para o visitante e reduz distrações.

Conclusão

Enfim, ter um site dá trabalho. No entanto, ele é uma das suas principais ferramentas de publicidade e deve evoluir conforme a sua fotografia e capacidade administrativa evoluem também.

Não existe trabalho rentável de fotografia sem um bom site para divulgá-lo. E não é tão complicado fazer isso sozinho(a), mas tem que dedicar tempo semanal nisso ou pagar alguém para fazê-lo.

Convite pra você: Está com dificuldades em criar ou administrar seu site? Vamos conversar sem compromisso sobre isso, aqui.

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

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