Metáforas são ótimas para falar do seu negócio

Dizer o que as coisas são, do jeito que elas são, pode ser uma forma seca, áspera, fria de dizer. Mesmo sendo verdade. Como diria minha musa, Adélia Prado: “De vez em quando Deus me tira a poesia. Olho pedra, vejo pedra mesmo.”

A fotografia em si, poderia ser descrita como: “a técnica pela qual uma imagem real é fixada em um suporte físico ou digital por meio de um sistema óptico-eletrônico denominado câmera fotográfica”. É verdade, mas é feio demais né?!

Eu já disse em outro post: não venda fotografia! Creio piamente nisso. A fotografia não merece tão pouco. A fotografia tem realmente impactos maiores e mais nobres sobre as pessoas do que simplesmente ser uma técnica de captura de imagens.

E mercadologicamente isso é especialmente importante. É preciso falar do valor (percepção/subjetivo) antes de falar do preço (comparação/objetivo). Mas como fazer isso?!

Um método simples!

Vou ensinar uma receitinha sobre analogias. Como criá-las. É um macete prático mesmo, um processinho de linguagem.

Passo 1: pense em um verbo que a fotografia faz. Por exemplo, ela nos transporta para outro lugar, outro tempo.

Passo 2: pense em coisas, substantivos, que também fazem isso. Por exemplo, veículos, portais, máquina do tempo…

Passo 3: formule uma frase onde esse substantivo do passo 2, executa o verbo do passo 1. Por exemplo: “a fotografia é um portal que nos leva para lugares esquecidos no passado”.

Mas tudo começa no passo 1, onde podemos encarar a fotografia como algo que causam algo, daí procuramos objetos/elementos que também façam isso.

  • Transporta: ponte, estrada, caminho, portal
  • Conecta: ponte, fio, túnel, elo
  • Guarda: caixa, cofre, gaveta, baú, porta-jóias
  • Atrai: imã, força
  • Provoca: sal, cheiro
  • Informa: jornal, fonte
  • Encanta: mágica, sonho, feitiço
  • Fala: livro, texto, voz, história
  • Alerta: sábio, aviso
  • Reforça: suporte, impulso
  • Ilustra: ornamento, gravura, exemplo, analogia, alusão
  • Revela: luz, espelho, lupa
  • Emociona: poema, música

Com essas idéias, a fotografia pode ser:

  • Poema visual
  • Força para a marca do seu cliente
  • A magia em forma arte
  • Fonte de reflexão
  • A voz de uma empresa
  • A ponte entre pessoas e marcas
  • Histórias em forma de imagens
  • A luz que revela a sua família
  • O caminho entre uma idéia e o seu público
  • e muito mais…

O mecanismo visa criar uma analogia sobre a fotografia. Assim, a definição de fotografia passa a ser mais sensível, tocante, emocional e na minha opinião, mais profunda e completa. Se você vai viver de fotografia, precisa buscar maneiras mais encantadoras de falar do seu trabalho e dos “super-poderes” que ele tem.

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

error: Atenção!