Hei, sou um fotógrafo profissional

Você está em dúvida em como lidar com aqueles amigos ou parentes que não param de te pedir para levar sua câmera nas festinhas de aniversário dos filhos, mas nem se tocam que você viver ou quer viver de fotografia e precisa receber por isso?

Bem, vou te ajudar aqui. Vou te apresentar uma estratégia prática para “lembrar” a todos que a fotografia passou a ser algo sério na sua vida e que agora você cobra para “levar a câmera” na festinha!

Mas primeiramente vamos definir uma coisa básica que, você antes de mais ninguém, precisa ter bem claro em mente. Ser fotógrafo profissional, é viver da fotografia. Ser um profissional não é ser bom. Existem bons profissionais e profissionais ruins. Ter seu sustento vindo da fotografia faz dela uma profissão e não um passatempo (caro).

Muita gente não nos enxerga como profissionais no início. E é preciso dar uma “anunciada” na situação. Então aqui vai uma sugestão para quem tem enfrentado esse problema comum no início de carreira que é lidar com gente sem muita noção que fica convidando você para festinhas para fotografar (de graça). No fundo estão convidando sua câmera e não você.

Bem, a estratégia é a seguinte: fazer um post alegre e festivo no seu facebook marcando o máximo possível de pessoas (legais e chatas). O anúncio é seu “lançamento” como fotógrafo. Use o texto que eu vou sugerir abaixo como um guia, mas bole a sua versão, ok?

Olá queridos e queridas, amigos e parentes! Quero dividir hoje com vocês uma grande alegria na minha vida.

Uma nova fase começa hoje oficialmente. Muitos de vocês sabem que nos últimos tempos tenho investido muito esforço, tempo e bastante dinheiro na construção da minha nova carreira: a fotografia profissional. Muitos passos foram dados nessa direção.

Participei de vários cursos, li muitos livros, fiz diversos treinamentos, estive em feiras de negócios e até um curso de empreendedorismo para fotógrafos. Finalmente, toda a estrutura necessária para iniciar na carreira de fotógrafo profissional foi alcançada.

Meu portifólio de imagens está no site (www.seusite.com.br). Foi tudo feito com muito carinho, capricho e profissionalismo. Espero que vocês gostem tanto quanto eu. Quero aproveitar a ocasião para pedir a todos que me ajudem na divulgação.

Se você precisar ou souber de alguém que precise de um(a) fotógrafo(a), por favor me indique. Terei o maior prazer em atender e enviar um orçamento.

Estou muuuuuito feliz! E quero agradecer a todos que até aqui me incentivam e deram valor em meu trabalho. Sei que muitos frutos incríveis virão nesta nova fase, mas agora é arregaçar as mangas e atender bem os clientes.

Abração a todos e divulguem por favor!

Veja, que desta maneira você dá uma indireta (bem direta) geral e delicada. Vai evitar qualquer constrangimento antes que ele aconteça. Mas, prepare-se, você vai receber uma quantidade menor de convites para festinhas de parentes e amigos sem-noção. Mas, é melhor assim.

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

error: Atenção!