Uma frase que expresse seu negócio

Muita gente (não só na Fotografia) nunca pensa nisso, mas uma frase de impacto na primeira página de um site ou na bio do seu perfil no Instagram, tem um papel essencial, especialmente para captar a atenção imediata dos visitantes. Ela não só comunica rapidamente a essência do seu negócio, como também cria uma conexão emocional com seu público. Aqui estão alguns dos impactos reais que uma frase forte pode trazer:

  1. Primeira impressão marcante: Nos primeiros segundos, o visitante decide se quer explorar mais ou sair. Uma frase forte/impactante pode capturar o interesse, dando ao visitante a sensação de que chegou ao lugar certo.
  2. Clareza de propósito: Uma frase bem escolhida define rapidamente o que seu negócio faz e qual transformação (mirar nisso é importante!) você promete. Isso elimina confusões e direciona o usuário de forma clara.
  3. Diferenciação: Em um mercado competitivo, uma frase que sintetize sua missão e valores ajuda a destacar seu negócio, mostrando de forma concisa o que o diferencia dos demais. Inclusive mostrando que você se expressa onde e de formas que seus concorrentes não se expressam.
  4. Engajamento emocional: Uma frase inspiradora pode ressoar profundamente com os valores e aspirações do seu público-alvo, gerando identificação e conexão. Isso “filtra” de certa forma o seu público e incentiva os visitantes adequados (que se identificaram com a mensagem) a se aprofundarem no seu site e a confiarem no seu trabalho.
  5. Lembrança: Uma frase bem elaborada fica na mente das pessoas, aumentando as chances de que, ao pensar em fotografia e empreendedorismo, elas lembrem-se de você.

Eu tenho algumas frases de marcas que me chamaram a atenção e eu não me esqueci mais:

  • “O céu fala, a gente entende.” – Climatempo
  • “Por uma nação bilíngue.” – Wizard Idiomas
  • “Just do it.” – Nike
  • “Se sujar faz bem.” – Omo
  • “Think Different.” – Apple
  • “Cuidar de você. Esse é o plano.” – Unimed

Veja como essas frases não falam diretamente sobre o produto, falam sobre a intenção por trás dele, falam da ação, da transformação e às vez do que move a marca. A marca vem antes do produto.

Mas você pode estar pensando: “Ah, mas essa frase de tal marca é boa, mas a empresa é ruim”. Sim, isso acontece e não é sobre isso que eu estou falando. Estou dizendo que encontrar uma frase especial para traduzir o seu negócio, atinge o seu público positivamente e claro, você vai ter que provar o seu valor depois de atrair clientes!

Cuidados ao criar

  1. Alinhe os valores da sua marca com a frase: Parece óbvio mas essa relação de valores com o texto precisa existir, do contrário o efeito será de estranheza e incoeriencia.
  2. Ajuste a linguagem: Ouça a frase com os “ouvidos do seu público-alvo”. O que a pessoa vai pensar? É realmente atrativo e positivo pra ela? Foco no cliente, sempre.
  3. Enfatize a solução ou transformação: Pense primeiramente sobre o que o seu trabalho entrega (e não é Fotografia). É essa coisa por trás da Fotografia que o cliente tem que desejar.
  4. Cuidado com ambiguidades: Não escorregue usando frases que possam ter duplo sentido. Fale em voz alta, fale para outras pessoas, confira bem esse aspecto.
  5. Evite obviedades: “Eternizando momentos” não é frase pra fotógrafo, é para equipamento. Todo equipamento eterniza momentos, até a câmera do radar de velocidade! Você é humano, tem uma marca que precisa ser humana. Vá além do óbvio.

Dificuldades

Tenha em mente que encontrar A frase não é algo simples. Aliás se ela for muito simples será muito mais impactante e muuuito mais difícil de encontrar.

Também não é necessário que seja a frase definitiva para a vida toda. É importante que ela expresse o seu atual momento, a atual intenção básica e subjacente da sua marca.

Com o tempo, a sua marca evolui, e este elemento (a frase) assim como todos os outros também pode (e deve) evoluir.

Liste algumas ideias, peça sugestões/opiniões, medite com calma sobre ela, busque inspirações na sua própria personalidade talvez. Faça com calma, curtindo o processo.

Encontrar a frase adequada não trará rios de clientes para seu negócio, não é assim. Mas a construção de uma marca forte é como cultivar um jardim: cheio de detalhes, uma tarefa orgânica e a longo prazo.

Resumindo, essa frase atua como um “portão de entrada” para atrair, conectar e engajar, facilitando que o visitante entenda o impacto que você oferece e se sinta compelido a descobrir mais.

Se você tem dificuldade em alinhar esse tipo de elemento no seu negócio, considere nossos serviços de Mentoria para Fotógrafos

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

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