O que é persona? O que é público-alvo?

Quase tudo que podemos pensar em termos de marketing off-line ou on-line, depende desses dois conceitos, persona e público-alvo. E, ironicamente são frequentemente confundidos entre si. Mas, quando queremos viver da Fotografia, temos necessariamente que pensar nisso e com muito carinho.

Conceituando Persona e Público-alvo

O público-alvo é um grupo social social. É uma seleção ampla. Contempla faixa econômica, região demográfica, sexo, profissão, faixa etária, estado civil. Ou seja, grande categorias de classificação de pessoas.

Precisamos estabelecer um público-alvo para criar, adaptar ou modificar um produto ou serviço que atenda adequadamente a essas pessoas.

Mas como o mundo está ficando cada vez mais complexo, os produtos cada vez mais segmentados e a busca por distinção nos hábitos de consumo cada vez mais acentuadas, o conceito de público-alvo, para o marketing digital é muito amplo.

Para modelar uma empresa é um bom ponto de partida. Mas é natural que com o refino deste modelo, a atenção do gestor-fotógrafo volte-se para os produtos, para os anseios dos clientes-alvo, para um segmentação mais acurada.

Essa segmentação vai dirigir as ações em proposição de serviços, campanhas publicitárias, atendimento, precificação entre outros.

O conceito de persona é mais afiado, mais detalhado que público-alvo. Persona é um personagem fictício criado ou identificado, que representa o seu cliente ideal. Alguns artigos ou livros também chamam de buyer persona ou avatar.

Ao criar um personagem fictício com suas características bem detalhadas, podemos criar ações de marketing que combinam e funcionam para esse personagem.

O cliente é o centro da estratégia

Quanto mais atrativo e encantador eu quiser que meus serviços e atendimento sejam mais eu preciso entender a cabeça do meu cliente ideal (minha persona).

Quando temos bem claro que é a persona que nossos serviços visam atender, menor e mais eficiente será o trajeto que traz essa persona até a nossa marca.

A persona é a especificação de característica de 1 pessoa. Não uma pessoa que você conhece, mas sim um personagem que representa o tipo de pessoa que você se prepara para atender.

Criamos para a persona

Ao criarmos produtos e campanhas que promovam esses produtos temos a persona em mente. Criamos para ela. Criamos de forma que seja atrativo para ela.

Se trabalharmos com um público amplo, com características muito gerais, nossas ações acabam não tendo força suficiente sobre o nosso cliente-alvo, nosso cliente-ideal.

A nossa persona está dentro desse público mais amplo (o público-alvo), mas ela não é todo o público-alvo. Ela é uma pequena parte dele, com características mais detalhadas, mais especificadas para que possamos causar um melhor impacto sobre ela com nossos serviços.

Nossos serviços são (devem ser) muito atrativos à persona. Por isso ela quer interagir com nossa marca.

Falamos do jeito que ela gosta

O atendimento, em qualquer ocasião ou canal, será muito mais adequado para a persona do que seria para o público-alvo.

Como na definição da persona temos mais informações comportamentais, de hábitos, de tomada de decisões…podemos adequar melhor a linguagem e o tom da mensagem, o “tom de voz da marca”.

Melhoramos a experiência do usuário

Nós fotógrafos precisamos estar sem atentos aos contatos dos clientes (ou possíveis clientes) com nossa principal “vitrine”, o nosso site. Isso terá impactos não só no design, mas na linguagem usada nos textos, no mapa de conteúdo para o blog…

Se eu conheço bem o meu cliente ideal, a minha persona, todos os detalhes do site, das redes sociais e da minha presença visual e de conteúdo deve estar harmonizada com o que essa persona se identifica.

Veja, que no fim o que a persona traz para a estratégia de marketing é foco, acuidade. Atingimos o cliente certo da maneira certa.

Como criar a sua persona?

Podemos criar uma persona a partir de métodos específicos de pesquisa, ou por observação e levantamento dos clientes que já temos atendido, ou usando os dois caminhos. O que precisamos descobrir é:

Dados demográficos

  • Sexo
  • Idade
  • Cidade
  • Escolaridade
  • Renda familiar
  • Rotina
  • Objetivos de vida
  • Dificuldades cotidianas
  • Quais redes sociais mais utiliza
  • Quais os hobbies
  • Outras habilidades
  • Marcas que aprecia
  • Onde e como compra
  • Assuntos que lhe interessam
  • Como consome informação
  • Sonhos e desejos
  • Medos e ansiedades
  • Perspectivas de futuro próximo e a longo prazo

Mãos à obra

Escolha um nome e um rostinho pra ela. Isso mesmo. Uma foto mesmo. A ideia é dar vida ao personagem de maneira mais completa possível. Imagine que ele é alguém na sua frente. Você vai construir essa pessoa.

Se quiser (isso ajuda muito) escreva uma historinha biográfica fictícia. Uma descrição rápida de quem é essa pessoa.

Pode ser que você perceba que existe mais de uma persona para os serviços fotográficos. Se for o caso, descreva mais de um personagem. Não há problema nisso.

Vou exemplificar com uma persona para serviços de fotografia de família:

Paula Mendonça
  • Nome: Paula Mendonça
  • Idade: 32 anos
  • Estado civil: casada
  • Filhos: dois, 7 e 8 anos
  • Hobbies: gastronomia, decoração e jardinagem
  • Adora: viajar
  • Odeia: trânsito
  • Onde mora: Campinas, SP
  • Onde compra: on-line sempre que pode
  • Rotina: supervisionar as crianças e a casa
  • Sonhos: voltar ao mercado de trabalho
  • Medos: não ter tempo para a família
  • Redes socais: adora postar fotos da família no Instagram
  • Com quem fala: muitos grupos de whatsapp, especialmente outras mães de filhos pequenos.
  • Informação: usuária frequente do Youtube
  • Assuntos que lhe interessam: organização, artes, decoração e fotografia.

Observe como é muito mais prático em conteúdos que interessam a essa pessoa, pensar em serviços e formas de atendimento que ela vai gostar, pensar em uma apresentação de produtos, página de vendas do seu site de forma que ela queira se aproximar da sua marca.

Se você precisa de ajuda com esse tipo de conteúdo, te convido a conhecer nosso programa de Mentoria para Fotógrafos.

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

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