Mapa de conteúdo. Que bicho é esse em pra que serve?!

Quando decidimos trabalhar com marketing de conteúdo, é fundamental ter coerência e relevância (atenção nessas duas palavras!) entre os diversos conteúdos criados, bem como focalizar especificamente quais personas (eita!) cada conteúdo atinge.

Existem 3 verdades no marketing de conteúdo:

  • Produzir conteúdo é uma necessidade de quase qualquer empresa presente na internet. Apesar de que muitas empresas não se dão conta disso. 
  • Produzir conteúdo dá trabalho. E por isso mesmo é preciso concentrar esforços nos conteúdos mais eficazes. 
  • Produzir conteúdo exige estratégias e ferramentas. O Mapa de Conteúdo é uma ferramenta básica.

O motivo principal de se produzir conteúdo é entregar ao público algo de valor para ele e com isso estreitar a conexão entre a sua marca, seus serviços e esse público. 

Pra isso é preciso produzir conteúdo que: 

  1. Seja relevante para o seu público
  2. Seja autêntico
  3. Seja estratégico para o seu planejamento de vendas

Pra nos ajudar nessa produção, o Mapa de Conteúdo é uma ferramenta excelente. Ele irá manter a produção de conteúdo dentro de determinados parâmetros e temas. Irá evitar diversas saídas de rota. 

O que é um mapa de conteúdo ?

A intenção deste mapa, como qualquer outro mapa, é levar você por um determinado caminho, para atingir um determinado objetivo. No caso do Mapa de Conteúdo, ele guiará a produção de conteúdo da sua marca levando-a aos seus clientes-ideais (persona). Ele é um facilitador e um guia seguro para a sua estratégia de marketing de conteúdo. 

Mas, além disso ele também traz outras vantagens. 

Assetividade

Ele permite que você crie conteúdo para o cliente certo, no momento certo da jornada de compra dele. 

Eficiência

O aumento da taxa de conversão, ou seja, clientes interessados comprando de você, é o resultado mais desejado do marketing de conteúdo. 

Como o mapa acompanha a jornada de compra do seu cliente, ele além de ser um mapa para você que produz o conteúdo, é um mapa para o próprio cliente. Os conteúdos acompanharão e encaminharão o cliente ao seu destino esperado: a compra. 

Coerência

Um post isolado ou um infográfico de um tópico pode interessar alguém, mas isso deve ser apenas a isca inicial, é o “dar as mãos” inicial. 

Para que o cliente caminhe pelo seu conteúdo, e pelo caminho que leva à tomada de decisão de compra, é preciso encadear continuamente os conteúdos. 

Além disso, cada conteúdo tem a função de levar a um próximo conteúdo, direta ou indiretamente. Pra isso é fundamental definir uma linha editorial sobre a qual eles são gerados. 

Identidade

Uma característica fundamental no bom conteúdo, é ser autêntico em relação a sua marca. Ele precisa falar dos seus temas, dos seus produtos, das suas percepções e soluções para os problemas do cliente de forma única. 

É a voz da sua marca que precisa soar no ouvido do consumidor. 

Isso pode acontecer de forma bem marcante, quando a sua marca lida com assuntos de uma forma que destoa do mercado em que você está, ou de forma sutil, quando a sua marca apresenta novos pontos de vista sobre questões já conhecidas. 

E neste ponto que o marketing de conteúdo baseado em um mapa de conteúdo bem elaborado trabalha para a diferenciação da sua marca no seu mercado. 

Como criar o seu mapa de conteúdo?

Vamos subdividir o trabalho em etapas menores para facilitar. 

Defina muito bem as personas do seu produto/serviço

Isso já deveria ter sido feito para a criação dos seus produtos/serviços. Mas se não foi feito, ainda há tempo. Tudo se torna muito mais objetivo e assertivo quando olhamos para personas bem criadas. 

Na verdade uma estratégia de marketing (qualquer marketing) sem personas, é um esforço inútil, caro ou ambos.

Então, o primeiro passo é esse: crie as personas que serão atendidas por cada um dos seus produtos. 

Entenda o caminho que leva à venda

Podemos dividir esse caminho em 3 etapas

  • Contato: é o primeiro encontro com o seu conteúdo. A persona pode chegar a ele por curiosidade, necessidade, desejo…mas geralmente podemos resumir tudo isso a uma “dor”. Existe algo que ela quer “curar”. 
  • Aprofundamento: Depois que a persona está em contato com você (e eventualmente com concorrentes) ela começa a saber quais são as possibilidades de “solução” para o problema dela.
  • Decisão: Depois de conhecer a sua solução e eventualmente outras soluções no seu mercado, a persona toma a decisão de compra. 

Resumindo, a persona percebe uma “dor”, procura saber mais sobre isso e conhecer quais são as possibilidades de “cura”, depois ela aprofunda o conhecimento nessas possibilidades comparando os “remédios”. Por fim, ela toma a decisão de adquirir o “tratamento”. 

Se você entende essa jornada, pode preparar conteúdo para cada etapa dela de maneira a mostrar como o seu “remédio” é a melhor solução para a “dor” dela. 

Por isso é tão importante, na fase anterior (da definição das personas), listar muito bem as dores, desejos, intenções, hábitos, cultura…da persona.

Mapeando

Agora é hora de partir para uma grande lista de temas/tópicos que dialoguem com as expectativas da persona em cada fase da sua jornada de compra. 

Por isso, separe essa lista em 3 fases: tópicos de atração, tópicos de aprofundamento e tópicos de tomada de decisão. Essas são as três intenções dos seus conteúdos. 

Vou deixar aqui um exemplo de um Mapa de Conteúdo de 12 temas para alguém que trabalha com fotografia de família. Um mapa desses poderia ser implementado em 12 meses, 1 post por mês.

Se você não tem muita afinidade com a produção de conteúdo pense em começar devagar. O importante é primeiramente incorporar isso na rotina do seu trabalho de forma mentalmente saudável e sustentável no tempo.

Se você se sente travado para gerar idéias de temas para o seu mapa de conteúdos, vai gostar desse post.

Conteúdos e Formatos

Aqui cabe uma ressalva. Quando falamos em conteúdos o que importa é o assunto tratado, o tema, a “dor” da persona. Não confundir com os tipos de conteúdo (áudio, vídeo, fotos, textos, e-books…), ou mesmo a plataforma em que o conteúdo será embarcado (site, blog, redes sociais, newsletter, grupos).

Depois de criado o seu mapa de conteúdos, é hora de partir para o planejamento de produção para cada tipo de conteúdo.

Não tente fazer de tudo no início: áudios, fotos, vídeos, textos… volte às personas e avalie qual formato é mais adequado a cada uma. Foque naqueles que tem maior chance de resultados mais rápidos.

Cuidados

Como o Mapa de Conteúdo é algo que provavelmente você nunca tenha feito, ou esteja fazendo de forma incorreta, é comum cometer algum erro nas primeiras versões. 

Então, vou ajudá-lo com esses alertas:

Errou na persona

Ao invés de criar personas você criou público-alvo. Mas qual é a diferença? Persona é um personagem fictício, bem específico. Poderia ser uma pessoa que você conhece na sua vida real. Não é um grupo social. 

Público-alvo é uma parcela de população. É um nível menos específico de pessoas reais. 

Errou na  distribuição

Não tente oferecer seus serviços ou produtos em todos os conteúdo que você cria. Muito melhor que isso é que um conteúdo da fase de atração, leve a um conteúdo de aprofundamento. Da mesma forma, um conteúdo de aprofundamento leve a um conteúdo de decisão. Assim, cria-se o caminho que conduz o cliente. 

Para a área da fotografia, considere 1/3 (ou um pouco mais) do seu conteúdo como conteúdo de atração. E ele não precisa tentar vender nada. Ele dialoga com as dores e curiosidades da persona, leva a outros conteúdos (de atração ou aprofundamento) e dá soluções para questões que fazem parte da “grande dor”. 

Outro terço dos conteúdos deve ser de aprofundamento dos temas.

E apenas de 20% a 30% do seu conteúdo deve indicar, apontar, sugerir, soluções que você tem para vender. Nestas deve ficar claro o porquê da sua solução ser a melhor. 

Errou na venda

Talvez você esteja tentando dar mais informação convincente para quem já está convencido de que quer comprar de você.

Se o cliente está pronto e você continua oferecendo ou entulhando o caminho dele com mais conteúdo, seu mapa se tornou um obstáculo na sua estratégia e não um facilitador. Pense nisso!

Comece

Encontre um tempinho na sua rotina. E ponha a mão na massa.

  • Crie/defina as personas do seu produto
  • Liste dores, objeções e desejos de cada uma
  • Rascunhe uma lista de temas
  • Divida em 3 fases da jornada de compra da persona
  • Crie uma tabelinha (conforme o anexo do post) para guiar a sua produção
  • Distribua num cronograma adequado ao seu ritmo de produção
  • Comece a produzir

Boa sorte e bom trabalho. O mais importante é começar!

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

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