Por que você deve ter um blog e como pode usá-lo no seu trabalho fotográfico

O blog de um fotógrafo pode assumir três grandes papéis no empreendimento: divulgar os trabalhos recentes com os atuais cliente, entregar conteúdo de valor para novos potenciais clientes e subir o seu site no hanking do Google através da autoridade que você demonstra no seu nicho.

Por mais incrível que pareça, a enorme maioria dos fotógrafos, quando usa um blog, atinge apenas o primeiro dos 3 objetivos:

  • Divulgar seus trabalhos mais recentes
  • Entregar conteúdo de valor para clientes em potencial
  • Posicionar melhor seu site no buscador do Google pela demonstração de autoridade no seu nicho.

Divulgar trabalhos recentes

Um blog é uma sucessão de artigos, organizados por categoria e/ou data de publicação. Então, quando usamos para publicar uma amostra de 10 ou 20 fotos de um trabalho recente, é como se estivéssemos publicando uma “notícia sobre nosso trabalho”. Neste caso a ideia é informar sobre as atividades do fotógrafo e da sua empresa.

Isso é muito útil para o cliente que quer conhecer nosso trabalho vendo uma amostra do dia-a-dia da empresa. O cuidado aqui é postar apenas as melhores das melhores fotos. Especialmente a primeira foto deve ser muito atrativa. Não é preciso publicar mais que 20 fotos. Mas também não publique menos que 10.

Organize um conjunto delas em uma galeria compacta clicável ou sucessivamente. Não se esqueça que o Google lê (literalmente) todos os artigos. Então escreva algo relevante sobre aquele trabalho. Não somente nome dos clientes, data, local. Formule mais. Fale de como é a dinâmica do trabalho, como tudo transcorreu, fale um pouco do seu processo de pós-produção, de entrega e, se puder, coloque a opinião do cliente quando ele recebeu o material finalizado. Lembre-se que você estará se comunicando com quem ainda não é seu cliente. O ideal é um texto de pelo menos 200 palavras. Parece muito? Mão não é. Se você está lendo essa frase, já passou das primeiras 270 palavras deste artigo.

Entregar conteúdo de valor para novos clientes em potencial

Se você trabalha com ensaios fotográficos, deveria ter em seu blog um excelente artigo sobre “como fazer uma maquiagem incrível para um ensaio fotográfico”, por exemplo. Ou ainda “como selecionar looks para um ensaio fotográfico de família”.

Essas são dúvidas muito básicas de qualquer cliente que está pensado em fazer um ensaio fotográfico. Se esta pessoa procura por isso no buscador do Google, você deveria querer que ela visite seu site! Então, escreva o melhor e mais completo artigo que puder.

Para que seu trabalho seja mais produtivo, pense em quais são as principais perguntas, curiosidades e desejos de seus clientes, de cada nicho que você atua. Pense em que tipo de busca seu cliente faz na internet. Pense na intenção que ele tem ao buscar. E responda a essa intenção.

Posicionar melhor seu site no buscador do Google pela demonstração de autoridade no seu nicho.

O Google lê tudo, imagens, design, infográficos, tabelas, mas lê especialmente bem os textos. Então capriche na qualidade do conteúdo do seu blog. Artigo por artigo. Ilustre com excelentes fotos. Use as palavras-chave do seu negócio com naturalidade. Pense em quem estará lendo e avalie se o artigo em questão satisfaz busca do visitante.

Quanto mais relevante for o assunto e quanto melhor e mais completa for a sua resposta às buscas dos clientes, mais o Google saberá que você é uma autoridade no seu nicho. Isso porque a missão do Google é dar a melhor resposta possível aos questionamentos de quem usa o buscador.

Avalie o que seus concorrentes estão escrevendo. Quais questões eles estão respondendo. Usam fotos? Vídeos? Textos longos e completos? Fazem links com outros sites, outros artigos, outras páginas do site deles? Se sim, faça mais e melhor que eles. O Google sabe avaliar o que é melhor. Ele mede todos os passos, opiniões e interações dos internautas e a partir daí ele cria um hanking das melhores respostas.

Você deve se esforçar para dar as melhores respostas. O conteúdo é rei! Nada é mais importante que a qualidade da informação que você oferece. Se seu texto é extremamente relevante para que o lê, o Google não terá como não indica-lo. Isso é trafego orgânico! Mas você vai ter que demonstrar a sua autoridade, seu conhecimento dentro do seu nicho de atuação. Estude e capriche na escrita.

Observação: até você leu mais de 700 palavras. Então, se você ainda tem dúvidas se as pessoas leem artigos relativamente longos na internet, sim, elas leem.

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

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