Terceirização na fotografia. Quais as possibilidades e vantagens?

A terceirização na fotografia pode ser feita de forma ampla ou restrita. São muitas as tarefas no dia a dia de um fotógrafo profissional e terceirizar estrategicamente pode ser a diferença entre uma empresa que ganha escala e uma empresa que permanece sempre no mesmo porte. Se você quer viver de fotografia, em algum momento mais pensar em terceirização.

Quem entra na fotografia geralmente acredita (ou espera) que a grande tarefa de um fotógrafo profissional é fotografar. E não é. Lidamos com tratamento de imagem, marketing, finanças, atendimento, design, organização de processos diversos…

Entretanto, sem nenhuma dúvida, se tudo isso for feito pelo próprio fotógrafo, MARKETING é a maior tarefa em termos de horas gastas por semana. Mas não é a única área que talvez você queira terceirizar.

É bom lembrar que, terceirizar é conseguir um parceiro externo que ajuda a sua empresa a cumprir uma tarefa importante e difícil. Por isso, é uma relação que deve ser cultivada com respeito e comprometimento.

Tarefa 1: Fotografar

Ao contrário do que muito iniciantes na fotografia pensam, fotografar não é uma tarefa obrigatoriamente do fotógrafo dono da empresa/marca.

Muitas empresas de fotografia contratam fotógrafos e o proprietário muitas vezes, nem sabe fotografar, mas sabe administrar.

Isso não é comum apenas na fotografia, mas em quase qualquer atividade comercial. Muitos donos de padarias não são padeiros, muitos proprietários de oficinas não são mecânicos…

Entretanto, o mais recorrente é que quem dá nome à marca é um fotógrafo. Mas, apesar disso, é possível que se forme equipes de fotógrafos para determinados trabalhos. Ou, que sejam contratados como freelancers.

Um freelancer é um fotógrafo que não tem uma marca própria. Ele presta serviços eventuais para fotógrafos que tem suas marcas.

No caso de fotografia de casamento, por exemplo, isso é muito comum.

Tarefa 2: Pós-produção

Antes de mais nada, precisamos conceituar 3 termos que facilmente se confundem, mas que significam coisas bem diferentes: edição, tratamento e manipulação/retoque de imagens. E cada uma dessas sub-tarefas da pós-produção, pode ser terceirizada para profissionais diferentes.

Vamos às definições:

Editar é selecionar. Escolher fotos ou takes de vídeo que não serão utilizados. É um processo de seleção que não precisa ser feito necessariamente por um profissional da imagem. Quando o cliente escolhe as fotos que deseja, ele está no papel do editor.

Tratar é modificar as características visuais, de acabamento, de uma imagem, sem modificar o seu conteúdo. Por exemplo: contraste, nitidez, cores, correções de lentes…

Geralmente quem faz essa etapa é o próprio fotógrafo ou alguém que ele treinou. No entanto, existem profissionais que não são fotógrafos mas trabalham com tratamento de imagem. Basta dominar uma ferramenta como Adobe Lightroom, por exemplo.

Manipular ou retocar, é trabalho de especialista mesmo! O uso do Photoshop é fundamental.

Existem muitos profissionais originários de diversas áreas como designers, ilustradores, desenhistas e até fotógrafos que dominam a arte do retoque, da restauração e da manipulação de imagens utilizando o Photoshop.

Manipular é transformar a imagem mais profundamente que o tratamento simples. É modificar o seu conteúdo.

E aí? Devo terceirizar ou não minha pós-produção?

Essas 3 tarefas podem facilmente ser terceirizadas. No entanto, o mais comum é que o próprio fotógrafo que captura as imagens, faça a edição e tratamento de imagens.

A manipulação ou retoque de imagens usando o Photoshop é algo mais específico de algumas áreas como Still (fotografia de produtos). Os profissionais de manipulação digital são conhecidos como retouchers. É um serviço que, nas mãos do profissional certo, rende resultados incríveis para o seu negócio.

A restauração de fotografias antigas também é um serviço bem específico e que frequentemente é terceirizado. O trabalho demanda um olhar e habilidades específicas.

Tarefa 3: Diagramação de álbuns e fotolivros

Este trabalho consiste em montar digitalmente páginas de livros ou álbuns que posteriormente serão impressas e encadernadas.

Existem diversos softwares que podem ser usados para este trabalho. O melhor e mais completo é o Adobe InDesign. Mas existem outros como o Smart Albuns e frequentemente os serviços de encadernação on-line como Digipix ou Dreambooks possuem aplicativos de diagramação proprietários.

Geralmente é um tarefa relativamente simples, no entanto um especialista em diagramação, ilustrador ou designer gráfico irá obviamente realizar um trabalho superior.

Alguns serviços on-line de produção de albuns e fotolivros:

Tarefa 4: Impressão de fotografias

Antes de mais nada, é bom saber que, de forma geral, existem dois processos de impressão mais comuns no mercado fotográfico: sublimação térmica e FineArt.

Sublimação térmica

Sabe aqueles totens de impressão rápida que você encontra em grandes shopping centers e imprime suas fotos na hora? Então, aquilo é sublimação térmica.

Existem impressoras relativamente pequenas e baratas disponíveis no mercado se você quiser imprimir “ao vivo” em casamentos, hotéis, congressos, festas… isso em si, é um ótimo negócio.

Impressão Fine Art

Impressão Fine Art é um processo rigoroso e delicado de impressão de altíssima qualidade e durabilidade.

Basicamente as imagens são impressas em papel 100% algodão, de marcas renomadas como Canson ou Hahnemuehle, utilizando tinta de pigmento mineral.

As empresas que executam esse trabalho são conhecidas como atelier de impressão ou bureau de impressão.

Aqui na região de Campinas temos um excelente serviço na Especialista Fine Art.

Tarefa 5: Criação e manutenção do site

Já escrevi um outro artigo sobre a importância do site no negócio de um fotógrafo.

Uma opção de primeira linha é contratar alguém especialista em web design para desenvolver o site. Outra opção é aprender a fazer. E, se esta for a sua ideia, você tem basicamente 3 opções:

Existem plataformas de criação de sites para fotógrafos, como Alboom ou 46graus. São simples e relativamente baratas. São serviços de assinatura mensal mas com certas limitações de design e funcionalidades.

Plataformas de criação de sites genéricas, mas bem amigáveis, como WIX ou Google Sites. Também ter seus limites, mas são relativamente fáceis de aprender a fazer um bom site e mantê-lo sempre atualizado.

WordPress.org (não confundir com www.wordpress.com) é um sistema de código aberto e colaborativo de gerenciamento de conteúdo. É a plataforma mais usada no mundo para criação de site. Mais de 1/3 de todos os sites são feitos com o WordPress.

WordPress vale a pena? Sim, muito. Mas é um pouco mais trabalhoso de se aprender que as opções anteriores. A grande vantagem é que existem inúmeras possibilidades de configuração de SEO (search engine optimization), temas e plugins para as mais diversas finalidades. Este site em que você está é feito em WordPress.

Tarefa 6: Gerenciamento das redes sociais

A verdade é que todo mundo pode gerenciar suas redes sociais. No âmbito pessoal isso é relativamente fácil. No entanto quando se trata de redes sociais de uma empresa, a tarefa se torna mais pesada. Existem algumas coisas que é preciso considerar:

  • Produzir conteúdo relevante para o usuário
  • Publicar com regularidade
  • Interagir com a audiência

Geralmente quando o negócio é pequeno e o número de seguidores também, o próprio fotógrafo se encarrega desse trabalho. No entanto, com o aumento do volume de trabalho e com o crescimento da audiência, é uma ótima ideia ter alguém que realize essa importante tarefa.

Tarefa 7: Segurança digital dos arquivos fotográficos

Ter uma rotina de backups é absolutamente fundamental. Em algumas área da fotografia, como casamentos, por exemplo, a perda dos arquivos do cliente pode ser o fim do negócio e o início de um processo judicial muito caro.

Esse trabalho é altamente recomendável que seja executado pelo próprio fotógrafo.

Além de cópia em HD externo, uma ótima ideia é manter cópia do material entregue para o cliente em nuvem como Google Drive ou Dropbox. Geralmente o tempo de guarda é de no mínimo 6 meses. Mas esse prazo pode e deve ser estabelecido no contrato ou no recibo de entrega de arquivos.

Tarefa 8: Criação de conteúdo para o Blog

Também já escrevi sobre a importância de um blog na vida de uma empresa de serviços fotográficos e sobre gerar ideias de temas para ele.

Escrever para o blog, com qualidade, consistência e regularidade dá trabalho. No entanto é uma excelente maneira de obrigar-se a estudar sobre o seu mercado.

Na minha opinião é uma tarefa que é melhor executada se for feita pelo próprio fotógrafo da marca, mas existem profissionais de comunicação social, marketing, letras e jornalismo que prestam esse serviço como freelancers.

A escolha vai depender da sua disponibilidade ou não para o trabalho, além é claro, de uma certa verba para contratar o serviço.

Concluindo

Quando o seu objetivo é ganhar escala, ampliar o faturamento, atender mais clientes do que você sozinho conseguiria, é fundamental terceirizar.

Em qualquer empresa, quando o trabalho aumenta em volume, o fundador/proprietário precisa ir deixando o trabalho operacional e abraçar o trabalho estratégico e gerencial. Do contrário o empreendimento não cresce.

No entanto, nem sempre é desejo do fotógrafo que o seu negócio cresça assim. Muitos preferem um formato/tamanho de empresa que possam cercar com os próprios braços.

Existem vantagens e desvantagens sempre, em qualquer decisão. É preciso refletir e eventualmente testar.


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CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

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