Marketing de Conteúdo: o que é isso e como aplicá-lo na fotografia?

Marketing de conteúdo é uma das muitas estratégias do Marketing Digital. Ele se baseia na entrega de materiais ricos que buscam ajudar o seu público-alvo. Essa entrega cria engajamento e reciprocidade trazendo o seu público pra perto da sua marca. Se você quer viver de fotografia, vai precisa entender muito bem como isso funciona.

Existem muitas formas de se construir uma estratégia de marketing digital. Além disso, o marketing digital é um pedaço (muito importante) do marketing em si.

O marketing digital é um campo de ação que nos permite trabalhar basicamente sobre métricas, números. E isso é revolucionário, se comparado com o marketing off-line.

Não dá pra saber quantas pessoas leram um outdoor, mas dá pra saber precisamente quantas leram uma página de vendas. E além disso, Marketing on-line quase sempre é mais barato que Marketing off-line.

É importante frisar aqui que Marketing é Estratégia, não ferramenta. Marketing é o caminho que criamos para atrair, esclarecer, conquistar e transformar audiência em clientes.

Existem diversas ferramentas que podemos usar para colocar em campo nossa estratégia de marketing digital.Algumas pagas, outras gratuitas ou quase gratuitas.

Marketing de conteúdo é uma vertente da grande estratégia de Marketing geral. Ela demanda um pouco de tempo, estudo e método. Ela forma uma base de audiência incrivelmente eficiente e focada que vai alimentar o seu funil de vendas de forma consistente e assertiva. Essa audiência, ao logo do tempo, vai gerar vendas, que é o objetivo último (guarde isso!) da estratégia de marketing digital.

Podemos dizer que o Marketing de Conteúdo funciona agregando um ecossistema que é formado pelo site da marca, pelo blog dentro do site, pelas redes sociais, por uma ferramenta de coleta de emails, por landing pages e por uma boa produção de materiais ricos que resolvem as dúvidas do público-alvo da marca.

Mas e o marketing off-line?

Claro que toda boa ação de Marketing off-line colabora para a construção de uma boa percepção da marca pelo cliente. No caso da fotografia, a nossa execução das tarefas fotográficas em si, são parte fundamental dessa face do marketing.

Enquanto um fotógrafo está em um evento capturando as imagens, certamente está sendo observado. Na entrega do trabalho, sua competência e compromisso com os prazos e qualidade serão medidos. Na pós ou pré venda se seus serviços o cliente constrói a fina linha que o conduz a um dia recomendar o serviço do fotógrafo.

Marketing de conteúdo: um ecossistema

Vamos ver peça a peça, do que é feita uma boa estratégia de marketing de conteúdo. A totalidade desse ecossistema põe uma engenhosa “máquina” de atrair e conquistar novos clientes em ação.

O site

O site de uma marca é a sua central on-line. É onde a marca se apresenta mais completamente e apresenta seu portfólio de serviços, sua promessa pública, aquilo que o visitante deve esperar dela se a contratar. Então, você precisa sim ter um site!

O site é da marca. Ao contrário das redes sociais que são concessões. Tenha sempre em mente que uma rede como o Facebook pode desaparecer por motivos que independem da vontade ou da ação dos usuários da rede. Assim como o Orkut um dia foi forte e grande, mas sucumbiu, também qualquer outra rede pode passar pelo mesmo processo. E provavelmente passará, mais cedo ou mais tarde.

Entretanto, o site é da marca. Pode ser recolocado em outro serviço de hospedagem, pode ser modificado completamente a qualquer momento, pode crescer, diminuir, fundir-se com outros… tudo a partir da vontade e estratégia traçada pela marca que ele representa.

Quais as melhores opções de plataforma?

Um site criado por exemplo em uma plataforma aberta como WordPress apresenta um enorme nível de segurança neste sentido.

Além do WordPress, outras plataformas dedicadas a fotógrafos e filmakers como Alboom e 46graus também oferecem excelentes serviços, entretanto, essas são empresas de outra marca. Além destas, existem ainda opções como WIX, que é um CMS (content management system) genérico, não dedicado exclusivamente a fotógrafos. Também é uma boa opção.

No entanto o WordPress, atualmente se apresenta como a melhor ferramenta para a criação e manutenção de um site flexível, seguro e dinâmico. O WordPress hoje é utilizado por mais de 1/3 de todos os sites do mundo! É, de longe, a plataforma mais usada mundialmente. O Joomla está em segundo lugar neste ranking com menos de 3%!

Blog

O blog deve estar no mesmo domínio do site. Deve ser uma “página do site”. Se seu endereço é www.seusite.com.br, o seu blog deve ser www.seusite.com.br/blog.

Isso ajuda enormemente no ranqueamento nos buscadores. Seu blog é procurado pelo conteúdo que oferece e seu domínio se beneficia com as visitas.

Além disso, um usuário que acessa o blog para ler um artigo, estará exposto a links internos no post que o levarão a outras páginas ou outros artigos dentro do próprio site. O fato de você estar aqui lendo este meu artigo, já prova em grande parte, o que eu estou dizendo!

De olho no Google!

O Google mede isso. Mede a quantidade e a qualidade das visitas ao seu site. Mede o tempo de permanência em cada página. Avalia a legibilidade, o tamanho e a escaneabilidade dos textos, o design, a qualidade das imagens e seus metadados, a relevância do conteúdo… e muito mais.

Quando alguém procura no buscador do Google por “como contratar fotografia para minha padaria“, seu site de Fotógrafo de Gastronomia, deve oferecer um artigo para essa dúvida.

Se o seu artigo for a melhor resposta para ela, o Google irá oferecê-lo para o buscador. De graça! Organicamente! Por quê? Porque a missão do buscador do Google é dar a melhor resposta possível à busca dos internautas.

Então, dentro da sua área, é importantíssimo que você pense em quais são as dores, curiosidades, dificuldades, dúvidas e os desejos do seu público-alvo. Após definir quem é seu cliente ideal, essa lista é a primeira coisa que você precisa fazer. E em seguida começa a responder a essas demandas latentes da sua audiência. Veja mais sobre o conteúdo para um blog de fotógrafo aqui.

O resultado é que, ao longo do tempo, organicamente, o Google vai avaliando seu conteúdo e o comportamento dos visitantes no seu blog. Pois se os seus artigos respondem à busca do internauta, a sua reputação como profissional na área cresce. E o Google tende a distribuir cada vez mais, os seus artigo e isso vai gerar mais trafego orgânico par ao seu site.

Redes Sociais

Aquilo que publicamos nas redes socais é Marketing de Conteúdo? Nem sempre, mas deveria ser. Se uma publicação, ensina, informa, importa e responde a alguma dúvida da audiência, ótimo.

As redes são “sociais” para que a gente possa socializar! Parece lógico, né? E é, mas a grande maioria dos fotógrafos tenta (em vão) usar as redes sociais como local de venda. Não! Venda é seu site e em seus contatos com o clientes.

As redes sociais são mais dinâmicas, mas efêmeras e mais chamativas! Elas são iscas para o seu conteúdo denso, real e consolidado que está no site, tanto no portfólio quanto no blog.

Por isso, o comportamento mais importante na sua rede social é a publicação consistente dentro de um nicho específico de atuação da sua marca. O segundo comportamento mais importante é a sua interação franca e frequente com a audiência.

Mas, você pode estar se perguntando agora: “e se eu tenho mais de um nicho de atuação?”. Tenha páginas específicas nas redes sociais. Cada página para um nicho.

O seu site pode consolidar tudo. Eventualmente algumas áreas não “combinam muito” e você pode querer/precisar separar em mais de um site. Mas o que importa não é se você é ou não um fotógrafo generalista.

Enfim, o que importa é que cada público-alvo, de cada segmento em que você atua, seja alcançado por uma presença digital específica da(s) sua(s) marca(s).

Materiais ricos: uma ótima forma de Marketing de Conteúdo

Material rico é uma expressão que muitos ignoram. Pode ser um e-book, uma página específica, um infográfico bem completo, um vídeo ou uma série deles, um podcast, um post blog, um white papper (documento de um assunto consolidado), um webinário… qualquer elemento de uso livre do seu público-alvo que demonstre a sua autoridade no assunto que você trabalha e que solucione alguma dúvida ou que entregue algo de valor para a vida/atividade do seu cliente ideal.

É importante lembrar que qualquer conteúdo rico pode (e deve) levar sua audiência para outro conteúdo rico, para uma página de oferta específica do seu site ou até mesmo para o seu email, whatsapp… a idéia é traçar um percurso para que o cliente que mais se interessa pela sua área de atuação, vá passo a passo se aproximando de você, e de uma possível compra!

Então, é produzir para dar. Essa atitude consolida a visão do cliente sobre o fotógrafo como uma autoridade no nicho em que ele está. Isso demostra que o profissional se importa com o cliente a ponto de dar um material muito bem feito. Enfim, essa ação gera engajamento e reciprocidade ao longo do tempo. Pois você mantem o melhor cliente bem próximo, aquele que se interessa mais pelo que você faz, do jeito que você faz.

Landing Pages

Landing pages são mini-sites, ou páginas avulsas, ou páginas específicas do seu site que não constam do menu de nevegação do site. São uma URL que anuncia a entrega de um material rico que você produziu. Mas (sempre há um “mas”), você solicita algo em troca para o visitante. Geralmente o nome, email e às vezes o telefone (dependendo da sua intenção). Ao te entregar algo importante pra você, o cliente ganha algo importante para ele.

Sendo assim, as Landing Pages são um ferramenta muito eficiente para coleta de emails e criação de listas qualificadas para que você possa estreitar o seu contato com seu público mais e mais a cada dia, até uma oferta de venda lá na frente.

Concluindo: Marketing de Conteúdo é um sistema

É um conjunto sincronizado de elementos. O seu site é o ponto de destino principal da sua audiência, o blog é a peça mais barata e consistente que você pode alimentar, as redes sociais são “iscas” e as landing pages são pontos de coleta de clientes em potencial.

A essa altura, você deve estar pensando: “nossa, mas isso vai dar muito trabalho!”. Sim, mas não existe muito resultado sem muito trabalho. E não existe resultado consistente da noite para o dia. Mas vale muito a pena. Pode acreditar.

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

error: Atenção!