O portfólio do fotógrafo

O portfólio é uma das ferramentas mais importantes para a divulgação da marca e do trabalho de qualquer fotógrafo. Quem tem fotografia como profissão e negócio precisa empenhar-se sempre em mantê-lo atualizado, atraente aos olhos do cliente e com o melhor nível possível.

O que é o portfólio

Portfólio de fotógrafo é uma seleção de fotografias expostas para o público-alvo. Geralmente em um site, redes sociais ou impresso em papel.

Mas todos eles tem o mesmo objetivo: ser uma prova técnica (e pública) do seu trabalho final.

O portfólio é uma prova do seu trabalho

No nosso caso, ao contrário de quem vende sapatos por exemplo, a fotografia é o próprio produto.

Sendo assim, o que o cliente vê em nosso portfólio é um tipo de prova do nosso trabalho. Ele considerará aquelas fotos como uma promessa pública.

E isso é muito sério. Toda promessa é. É preciso que toda foto adicionada ao portfólio seja o resultado de algo que você consiga refazer e não uma “foto que deu certo sem querer”.

O portfólio é vivo

Todos nós fotógrafos, temos uma linha de evolução que esperamos sempre ser ascendente, claro. Nosso trabalho, nosso desenvolvimento sempre está em andamento.

O portfólio deve mostrar o ponto de desenvolvimento em que seu trabalho está. Por isso ele precisa estar sempre atualizado. Precisa conter sempre os últimos e melhores trabalhos que você realizou. Mesmo que sejam os primeiros!

Pra que isso aconteça é importante que o trabalho de inserção de nossas fotos seja preferencialmente semanal. Ou, se preferir, sempre que houver novas amostras do seu trabalho para colocar. Se essa for a sua opção, inclua esse trabalho já no seu fluxo de processamento de imagens.

Funciona assim: você tratou as fotos, exportou para o cliente e enviou, já separe as melhores e exporte para o seu site e faça o upload. Se fizer sempre assim, não haverá acúmulo de pendências.

Muitos fotógrafos especialmente em início de carreira tem muita dificuldade em escolher as fotos para o portfólio. Isso é natural. Sempre existe aquela sensação de que “eu não sou bom o suficiente”. No início ninguém é! Mas é preciso começar sempre de onde estamos.

No início da carreira a maioria dos fotógrafos e portfólios que conhecemos são melhores que o nosso, claro. Conforme nos desenvolvemos isso vai mudando. Mas sempre existirá melhores e piores que nós.

O que importa é que o seu portfólio de hoje seja sempre melhor que o seu portfólio do mês passado. E que o conjunto de fotografias que estão publicadas seja sempre o melhor conjunto do momento no seu acervo.

O portfólio é uma amostra

Para cada página no site que traga um portfólio é preciso pensar na seleção ideal de fotos para conquistar o cliente que você procura.

Você pode ter várias seleções diferentes, para clientes diferentes. Vou falar disso adiante. Mas todas elas devem primar pela qualidade.

Ao selecionar as fotos você deve sempre pensar com os olhos do cliente. O que ele mais deseja ou desejaria? O que ele está procurando que você pode mostrar que sabe fazer?

E isso começa já na organização das sessões do site. Talvez, esse seja um dos pontos mais simples e mais descuidados pelos fotógrafos: organizar o site com a intenção de facilitar a busca do cliente.

Como organizar o seu portfólio

Organizar o portfólio coincide em grande parte com organizar o site. Se você ainda não tem um site, pare aqui e leia este artigo que escrevi sobre “a importância do site de fotógrafo“.

O conteúdo do site é construído a partir das suas personas. Não erre nisso! Não pule essa etapa! Não existe um site genérico de fotógrafo de casamento por exemplo.

Cada fotógrafo atende a um cliente ideal. E o site é seu aliado fundamental na busca desse cliente, mas primeiro defina as personas do seu negócio!

Portfólio extendido ou restrito

Existem áreas da fotografia que são uma cadeia de serviços. Por exemplo: você atende casais de noivos, fotografa o casamento, a gestão do primeiro filho, o parto, faz uma sessão newborn, faz documentários e retratos de família e aniversários infantis.

Essa é uma cadeia bem longa. Poucos fotógrafos fazem todo esse percurso, mas é absolutamente possível. Um fotógrafo que tem esse atendimento extendido, torna-se facilmente o fotógrafo da família.

Aliás a idéia de FAMÍLIA precisa ser entendida pela sua marca. O que é uma família? É algo que evolui, muda, cresce. Se você é fotógrafo de família, tem que estar muito atento a isso, afinal a família é o assunto do seu trabalho! Sendo assim, prepare e adapte o seu trabalho para as diversas necessidades e desejos que as famílias tem.

No entanto, não é nenhum problema se você quiser atende apenas um segmento dessa linha. Por exemplo, da gestação para frente. Já seria uma cadeira longa.

Há ainda fotógrafos que atendem apenas 1 ponto dessa jornada do cliente. Por exemplo, o parto. Nenhum problema com isso. É um trabalho especializado. Pode ser muito valorizado por isso ao longo do tempo. Mas, no início da carreira, ou seja, seus 5 primeiros anos, talvez você prefira expandir mais o leque para ter mais clientes.

A questão é de traçar a estratégia que você quer atender e montar o seu portfólio para reforçar essa estratégia.

Isso vai desde a maneira como você organiza as sessões do seu site, até as seleções de fotos em cada sessão e em cada sub-sessão.

Fotógrafos generalistas

No Brasil, por algum motivo que eu não consigo entender muito bem, a ideia do fotógrafo especialista é muito cultuada e do fotógrafo generalista (que atua em muitas frentes/áreas) é rejeitada.

Dois exemplos de portfólios bem variados que gosto muito são o Chris Ozer e Joe MacNally. Fotógrafos americanos brilhantes. Atuam com maestria em diversas áreas bem comerciais.

Ampliar a quantidade de áreas de atuação implica em dominar bem a linguagem de cada uma e criar ações específicas de prospecção de clientes para cada mercado.

Do ponto de vista comercial, é uma ótima estratégia. Em momentos de crises em um ou outro mercado, o profissional sempre tem opções.

Como selecionar as fotos para o portfólio

Antes de mais nada, parece óbvio mais não é: só as melhores fotos!

E isso é difícil no início da carreira. No início tudo soa muito simples e básico, incompleto. É natural e não tem problema, o importante é garimpar o melhor do seu acervo no seu momento atual.

Em segundo lugar, defina as características que as fotos de um determinado portfólio precisam ter, baseado na vocação que você está estabelecendo para o seu negócio. Aquilo que está por trás das suas fotos.

Essas características que você mesmo vai se “impor” darão coesão a cada portfólio. Por exemplo, suponha que no seu portfólio de retratos corporativos você defina que as fotos deve ser:

  • Luminosas
  • Ambientadas sempre no local de trabalho do retratado
  • Com retratados sorrindo

Ou não…

  • Sempre PB
  • Retratos em estúdio
  • Sempre olhando para a câmera

Você deve estar se perguntando: “mas precisa disso?”. Não, não precisa, é apenas uma estratégia que eu estou recomendando como forma de dar uma unidade visual e intencional numa galeria de fotos.

Nada impede que você mais de uma galeria, cada uma com uma certa “pegada”.

Como exportar os arquivos para o seu portfólio no site

A receita é relativamente simples. No painel de exportação do Lightroom, use as seguintes características:

  • Tipo de arquivo: JPG
  • Cor: sRGB
  • Qualidade: 90%
  • Nitidez: Tela/padrão
  • Tamanho: máx 1500px na aresta mais longa

Com essas características, suas fotos carregarão bem rapidamente em dispositivos móveis (mais de 70% dos clientes vão acessar no celular). O Google privilegia no buscador, os sites que carregam rapidamente em dispositivos móveis.

Outro cuidado é com a plataforma que você usa para o seu site. Minha recomendação é o WordPress com um bom serviço de host. Esse site está é hospedado pela HostGator, mas existe uma boa concorrência no Brasil nesta área. Vale à pena pesquisar.

Otimize as imagens para o site

Otimizar significa deixar no melhor estado possível para alcançar um certo objetivo. No caso das imagens em sites, elas precisam ser leves e nítidas.

Depois de exportar do Lightroom sugiro usar o www.tinypng.com para deixá-las ainda mais leves. É uma das diretrizes do Core Web Vitals do Google que as fotos carreguem muito rápido em dispositivos móveis. Então, ter fotos abaixo de 150kb é muito desejável.

Crie um cliente chamado portfólio

Tenha no seu HD, ou no Google Drive, uma pasta chamada Portfólio. Dentro desta pasta coloque sub-pastas que correspondam às sessões temáticas do seu site. Organize como está no site.

Por exemplo, se você é fotógrafo de casamentos e no seu site tem as sessões ensaio, festa, cerimônia e making of, crie subpastas com esses nomes.

Assim, sempre que você terminar o processo de tratamento de imagens de um cliente tire um tempo para passar nas fotos finalizadas e marcar aquelas que vão para o seu portfólio. Eu faço isso com o rótulo de cor (tecla 6, no módulo Biblioteca).

Essas fotos marcadas você deve exportar para essa pasta Portfólio.

Assim, mesmo que você não atualize o seu site com tanta frequência, as fotos já estão ali separadas e exportadas corretamente para o momento em que você for tirar um tempo para a atualização do site.

Isso faz o processo ficar bem prático, coerente com o fluxo de tratamento de imagens e com um backup das fotos do portfólio em nuvem.

Como melhorar gradativamente o portfólio

A dica não poderia ser mais simples. Mas é legal você colocar em prática logo no início de carreira e se acostumar com o processo.

Todos temos fotos em nossos site que consideramos as melhores, as intermediárias e as que gostaríamos de substituir assim que pudermos.

Fique de olho neste último grupo, as que são candidatas à substituição. Assim que você fizer algum trabalho que renda algumas “tops”, vá lá no seu site e substitua-as por essas.

Se esse ciclo se repetir por uns meses vai virar uma rotina. E gradativamente o nível médio do seu portfólio vai subindo. É simples, mas é preciso incorporar na rotina mensal para que dê resultados.

O primeiro portfólio

Ter material para o primeiro portfólio é sempre uma preocupação legítima.

Uma boa estratégia é procurar os primeiros clientes entre os seus contatos mais próximos ou contatos dos seus contatos. Explico:

Suponha que você queira montar seu portfólio de retratos corporativos. Liste entre seus parentes e amigos, 3 pessoas que possam ser suas “cobaias”. Procure essas pessoas e explique a situação da seguinte maneira:

“Fulano, estou montando meu primeiro portfólio como fotógrafo e preciso de 3 clientes para isso. Minha proposta é a seguinte, se você quiser/puder, ofereço o serviço pela metade do preço. Isso te ajuda com o material e com o preço e me ajuda com o portfólio.”

Não é preciso fazer de graça. A metade do preço normal é muito atrativo. Vai chamar a atenção do seu/sua candidato(a) sem desvalorizar o seu trabalho.

Mas você deve deixar claro que é uma oportunidade! São apenas 3 pessoas que receberão essa vantagem de preço.

Assim que você conseguir os 3 “cobaias” já é possível criar sua primeira “vitrine”! É pouco? É, mas é um começo adequado.

Plataformas para o primeiro portfólio

Ter um site de fotógrafo profissional é fundamental. Não me canso de dizer isso.

Hoje em dia existem muitas maneiras de por no ar o seu primeiro site de fotógrafo:

WordPress. A melhor e mais completa é o wordpress, mas dá um pouquinho de trabalho. É gratuito e responsável por mais de 1/3 de todos os sites comerciais do mundo! Você só precisa contratar a hospedagem, instalá-lo lá e começar a construir seu site. Recomendo que use um plugin chamado Elementor. Ele facilita muito a montagem. Mas a maior vantagem do WordPress sobre seus concorrentes é sem dúvida a sua enorme flexibilidade e capacidade de implementação de SEO completo.

Plataformas para fotógrafos: criadas especificamente para o nosso mercado, 46graus e Alboom. São práticas, simples de configurar e funcionam muito bem. Elas tem ótimo desempenho em dispositivos móveis e muitos recursos para o SEO. São assinaturas mensais. O preço varia conforme o pacote de funcionalidades.

WIX: o WIX que é um construtor de sites universal. É muito simples de usar, muito completo, você pode personalizar muito o seu site. Tem um desempenho um pouco mais lento, mas tem alguns recursos de SEO.

Adobe Portfólio: Para usuários do pacote Adobe (LR e PS), uma opção atrativa é o Adobe Portfolio. É um construtor de sites especificamente para portfólios fotográficos e de vídeo. É gratuito. Tem ótimo desempenho de carregamento e muitos recursos para o SEO. Mesmo que não seja o seu portfólio principal, pode ser um secundário. Funciona muito bem.

Formas de portfólio

Podemos “embarcar” nosso portfólio de várias formas. Isso combina com a nossa natureza profissional. Somos fotógrafos! Nossas imagens devem estar por todos os lugares onde passamos e estamos.

Redes sociais

São um portfólio mais efêmero. Geralmente existe um feed e ele vai “perdendo a validade”, pouca gente caminha por ele. No entanto é uma movimento contínuo.

As redes sociais são especialmente importantes na atração do seu cliente-alvo. Elas se prestam muito bem ao topo do funil de vendas.

No site

O portfólio do site é sem dúvida o principal formato para o fotógrafo de qualquer área de atuação.

O site é responsável por boa parte da sua imagem como empresa. É a sua “sede empresarial” no mundo digital. É sem nenhuma dúvida a peça mais central no marketing digital.

O portfólio do site deve estar impecável, sempre atualizado, dentro de uma rotina. Agende pra você mesmo a manutenção, no mínimo mensal. Aqui na empresa fazemos sempre na segunda-feira logo cedo.

E ao fazer a manutenção, reveja sempre com os olhos do cliente.

Numa página de vendas

Sabe aquela página do site, ou em um arquivo PDF, que você envia para o cliente para mostrar os seus planos, pacotes, preços? Isso é uma página de vendas, ou de proposta comercial.

Eu, tenho algumas no meu site. O cliente pode acessar sozinho, como essa por exemplo. Outras, para serviços mais nichados tenho propostas específicas feita com um docs do clickup que envio conforme a conversa evolui.

Seja qual for o “suporte” para esse tipo de página, é ótimo que ela contenha parte (ou um link para ele) do seu portfólio específico da negociação que você está querendo com o cliente. Devem ser as imagens mais convincentes para o cliente.

Uma página de vendas simplesmente com texto, parecendo um orçamento de compra de parafusos vai encantar menos o seu cliente-alvo. Pode acreditar.

No Google Perfil (antigo Google Meu Negócio)

Essa aplicação gratuita do Google é uma das melhores coisas que você pode dar a devida atenção.

Faça seu cadastro lá com todo o cuidado e carinho. Inclua ótimas fotos. Troque essas fotos de vez em quando.

É gratuito, é simples e dá muito resultado.

Impresso

A fotografia impressa está em crescimento no mundo todo já faz alguns anos. E a tendência é que continue.

Para quem vende fotolivros e álbuns é muito importante impresso o seu portfólio além, claro, de exemplos de trabalhos finalizados.

Para quem atua ou quer empreender no ramo Fine Art, é ainda mais importante. Veja esse exemplo da Daniela Romanesi

A fotografia impressa, especialmente em formatos grande chama muito a atenção. Encanta. Enche os olhos dos clientes. Decorar o seu próprio local de trabalho com esse tipo de impressão faz muita diferença.

A experiência de visualização na fotografia impressa é naturalmente mais impactante e rica. Pois, além da imagem em si, existe a questão dos diversos tipo de papel como suporte.

Para a área de casamentos, produtos, moda e retratos é altamente recomendável que você tenha material impresso, em livros, álbuns ou lâminas avulsas.

Blog

O blog também pode ser usado como um portfólio. Existem basicamente duas maneiras de se fazer isso:

A primeira (mais clássica) é apresentar fotos selecionadas do seu acervo para ilustrar um texto que fale sobre o seu trabalho em um nicho, por exemplo: fotografia de parto.

Suponha que você vá escrever um post blog sobre esse assunto. A intenção é explicar ao cliente como funciona, quais as possibilidades, por que fazer, como é bonito ter a lembrança desse momento… ou seja, educar e encantar.

Neste texto você deve rechear com fotos de trabalhos seus de fotografia de parto.

A segunda maneira é fazer um post blog que conte/descreva um trabalho específico que você fez para um cliente. Assim, novos clientes podem ter uma ideia geral de como é o serviço.

Nessa segunda opção, conte sobre o seu cliente, sobre a entrevista prévia, sobre as expectativas e coloque um bom número de fotos (entre 20 e 30) que você entregou para o cliente.

Alguns portfólios pra te inspirar

Quero deixar aqui uma lista de profissionais que admiro muito e que tem portfólios muito bem apresentados, seja no conteúdo, seja na forma. São fotógrafos de áreas muito diferentes, use como referências de estratégias de portfólio.

Apesar de existir maneiras mais comuns e mais testadas de apresentar seu portfólio no site, nunca deixe a criatividade de lado. Isso pode ser um fator de distinção da sua marca.

Um convite para você

Se precisar/quiser uma sessão de análise de portfólio, eu ofereço esse serviço na forma de 4 aulas on-line, individuais. A ideia é desenvolver o seu portfólio a partir do ponto em que ele está, independentemente se você acabou de começar na fotografia ou se já tem um trabalho em andamento.

Primeira aula: discutiremos a vocação da sua marca e as possíveis estratégias para ela a curto, médio e longo prazo.

Segunda aula: analisaremos as fotos em si e geramos um relatório bem objetivo de pontos de melhorias.

Terceira aula: veremos as diversas formas de apresentar seu portfólio, com ênfase no seu site e redes sociais.

Quarta aula: criaremos um plano de ação para 3 meses.

As 4 aulas são gravadas e você recebe esses vídeos para assistir quantas vezes quiser.

Se você tem interesse veja os detalhes sobre nosso serviços de Leitura de Portfólios

Temos também um grupo no Whatsapp com conteúdo diário e gratuito sobre negócios na fotografia! Participe!

CHARBEL CHAVES
CHARBEL CHAVES

Fotógrafo e Professor de Fotografia desde 2010. Desenvolve trabalhos autorais, comerciais e educacionais simultaneamente. Autor do livro "Jornada: As histórias que as fotografias contam"

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